Visitar a Estação 4 Cantos Galeria & Café, localizada no Sítio Histórico de Olinda, é se permitir a dar uma pausa na danada da correria do dia a dia para experimentar momentos agradáveis em que o tempo parece andar mais devagar e o barulho de buzinas e motores dá lugar à sinfonia bucólica da natureza.

Além do excelente menu que atende tantos aos moradores da Cidade Alta e arredores quanto aos turistas, a cafeteria localizada na tradicional rua Prudente de Morais, oferece neste sábado (26), no período da tarde, cursos para aquelas pessoas que são aficcionadas pela cultura do café.

Escola de café, cerveja e outras bebidas chega a Boa Viagem em junho

As atividades serão ministradas por Edy Barros, barista de São Paulo que foi convidada pela casa para promover uma capacitação prática com os interessados. Os cursos apresentarão algumas técnicas importantes que podem ser usadas até mesmo em casa.

Um das técnicas é o chocolat art (ou coffe art), que nada mais é do que a arte de desenhar figuras na bebida despejando a calda de chocolate em cima do café espresso. Um procedimento de apresentação importante para cativar o cliente.

A arte da “Extração do Café” também estará em pauta. O curso apresentará vários métodos de extração que torna diferente e única cada xícara da cultuada bebida, tanto pelo modus operandi de produção, quanto pelo tipo de moagem utilizada.

A cafeteria é localizada em um bucólico quintal olindense. Foto: Jocylene Raposo

A técnica de “Vaporização do Leite” também está prevista na bateria de cursos promovida pela cafeteria neste sábado. O procedimento incorpora o vapor nas moléculas do leite, transformando-o na crema (textura cremosa e brilhante).

Outra técnica que será ensinada é a “Regulagem do Moinho”, importante para se extrair um espresso perfeito. “A regulagem do moinho é responsável por 70% do sucesso de um bom café”, explica Ticiane Didier, proprietária do Estação 4 Cantos Galeria & Café.

Além disso tudo, você ainda pode aprender “Métodos de Filtragem”, que contará com teste de degustação às cegas para identificação do café orgânico Vitale, parceiro da cafeteria nesta tarde de cursos. Chemex, Hario V60, FrechPress, Aeropress, Kalita, Pressca e Clever serão os métodos utilizados.

Barista renomada

Edy Barros promove cursos, eventos e consultorias. Foto: Divulgação

Edy Barros é formada em turismo e sempre trabalhou com eventos. Há mais de dez anos dialoga profissionalmente com o café participando de cursos com Silvia Magalhães e Isabela Raposeiras.

Atualmente se divide entre eventos, cursos e consultorias para cafeterias e virá ao Recife e Olinda para apresentar o café Vitale. Ensinar os consumidores a “apreciar um espresso como se deve” é o grande sonho da barista.

Cursos no Estação 4 Cantos Galeria & Café
Rua Prudente de Morais, 440, Carmo/Olinda
? Sábado, 26 de maio, das 15h30 às 17h30
? R$ 30
Inscrições pelo e-mail: ticianedidier@gmail.com