Foi a partir de um diagnóstico de intolerância a lactose, em 2015, que a olindense Mariana Pires começou a praticar o veganismo. No ano anterior, por conta dos animais, ela já havia se tornado vegetariana. Diante do panorama clínico, como sempre foi apaixonada por laticínios, buscou a autonomia de produzir os próprios queijos. Os amigos próximos aprovaram o movimento e sugeriram que disponibilizasse os produtos para a venda.

A partir dessa provocação, em 2016, a estudante de pós-graduação em alimentação vegetariana criou a Sabor Vegan – Laticínios Vegetais, fábrica artesanal vegana de queijos fermentados, queijo branco, requeijão, manteigas e iogurtes sem lactose.

Restaurante Tô em Casa agora oferece opções veganas

As encomendas são feitas por telefone e os clientes que moram em Olinda podem buscar os produtos na casa de Mariana, que fica localizada no bairro de Casa Caiada. Os recifenses têm oportunidade de receber os produtos em casa. “Tenho uma parceria com a Vegostices. Eles fazem minhas entregas de bike, mas só entregam no Recife, por enquanto”, explica.

Em 2017, também atendendo a pedidos, Mariana começou a ministrar oficinas de produção de laticínios veganos.

“É uma tendência dos veganos aprender a fazer a própria comida e acredito ser libertador em vários sentidos. Além de tornar o veganismo muito mais acessível, já que industrializados veganos costumam ser muito mais caros que produtos de origem animal”.

Você conhece o caldinho vegano vendido na Praia de Boa Viagem?

Oficina em Olinda

Além de produzir produtos para venda, Mariana Pires agora ministra workshops. (Foto: Divulgação/Instagram)

No ano passado, a Sabor Vegan lançou pela primeira vez a Oficina leites e queijos de vegetais e realizou três workshops no Recife. Agora, é a vez de Olinda ter a oportunidade de receber os ensinamentos de Mariana. A atividade será realizada no próxima sábado (17), das 14h às 18h, em Casa Caiada. O valor do investimento é de R$ 80.

Confira as receitas que serão preparadas:
✍Leite vegetal básico
✍Queijo tipo Ricota
✍Queijo tipo “frescal”
✍Queijo vivo de sementes de girassol
✍Iogurte fermentado de aveia
✍Leite fermentado tipo “Yakult”
✍Germinação de sementes, Rejuvelac e kombucha.

O valor do investimento inclui:
✍Participação
✍Degustação de todas as receitas preparadas
✍Apostila em PDF
✍Uma “panqueca” de Kombucha para cada participante

Oficina leites e queijos de vegetais
17 de março de 2018
?
Casa Caiada, Olinda-PE
?r$ 80
? (81) 99637.9486