Relativamente próxima ao que nós, brasileiros, conhecemos por angu, a polenta é um prato muito popular na Itália. Parecida com um mingau e preparada com farinha de milho, sal e água, a iguaria italiana permite versáteis combinações.

Valendo-se desta tradição, o restaurante Trattoria Don Francesco, pequeno e charmoso refúgio autenticamente italiano do chef Francesco Carretta, irá promover de terça (24) a quinta (26), das 12h às 15h e 19h às 00h, o Mini Festival de Degustação de Polenta Veneziana no Don Francesco.

“Francesco é nascido em Padova, na Itália, e tem muito influência da culinária veneziana”, explica Norma Siqueira, sócia do estabelecimento e que me atendeu com simpatia mesmo tendo que orquestrar algumas panelas no fogão. “Estamos preparando tudo para o festival”, explica bem humorada.

Clima aconchegante é uma das marcas do restaurante olindense. Foto: Divulgação

Como o nome do festival já elucida, a dinâmica culinária não será no formato “a la carte” como de praxe no local, e sim por meio de uma série de degustações a partir das propostas apresentadas pelo restaurante especialmente para o evento.

As opções de polenta estão divididas entre bacalhau e carne. São elas: bacalhau cremoso na polenta assada ou mole e carne guisada na polenta assada ou mole. Além disso serão servidos salada de arroz com atum caseiro, fusile de atum caseiro, lasanha de carne, mini tábua de frios com polenta assada e torta de frutas frescas com creme caseiro.

É a primeira vez que o Trattoria Don Francesco promove o próprio festival, e para participar desta farra italiana a casa pede o investimento de R$ 50, que dá direito às comidas. As bebidas estão fora desse valor, mas segundo Norma, a carta de vinhos durante o evento estará com 10% de desconto.

Mini Festival de Degustação de Polenta Veneziana no Don Francesco
Rua Prudente de Morais,358 Carmo – Olinda/PE
? Terça (24) a quinta (26), das 12h às 15h | 19h às 00h
? R$50 (bebidas por fora) | desconto 10% na carta de vinhos
?
(081) 3429-3852 (para reservas)