José Carlos Alves Teotônio tem 30 anos e é do signo de peixes. De origem simples, mora no Recife e é médico nutrólogo, especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, formado em 2012 pela Universidade de Pernambuco, além de médico do trabalho.

Depois de algumas experiências em emergências de hospitais particulares da Região Metropolitana do Recife e em postos de Saúde da Família no interior, resolveu se dedicar ao consultório e às redes sociais com a ânsia de disseminar seu conhecimento sobre o poder da alimentação saudável.

“Nessa trajetória vi de perto os efeitos de uma alimentação nociva: não adiantava prescrever tantas medicações se o paciente não mudasse seus hábitos”, conta José Carlos. “As emergências e UTIs no Brasil e no mundo estão lotadas de pacientes com doenças crônicas – cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças degenerativas – tirando as causas externas (acidentes, agressões). Mas hoje sabemos que doenças crônicas não transmissíveis são potencializadas pelo estilo de vida sedentário e pela má alimentação.”

O médico, então, tornou-se vegano há três anos, movido pela compaixão pelos animais e pela ética ambiental. Mas José avisa: acolhe todos os pacientes no seu consultório, independente de estilo de vida ou hábito alimentar, deixando a ideologia de lado, mas buscando sempre orientá-los sobre os males de uma alimentação baseada em produtos de origem animal e sobre o que entende por alimentação saudável – tudo com embasamento científico, claro.

Legumes crus e queijo de castanha de caju (Foto: acervo pessoal)

“O consumo de alimentos de origem animal está relacionado a diversos processos inflamatórios, inclusive a alguns tipos de cânceres”, reforça. Se quiser ver mais sobre o assunto, assista este documentário aqui.

Veganismo e saúde

Carlos explica que uma alimentação vegetariana estrita/vegana não necessariamente é uma alimentação saudável e revela sua preocupação com o equilíbrio, orientando sobre a importância da redução do consumo de produtos industrializados e refinados.  Não basta que a alimentação seja livre de ingredientes animais, ela também tem que ser rica em nutrientes.

Outra questão é a das vitaminas D e B 12. Em tempos de deficiência generalizada de vitamina D na população e aparecimento de várias doenças autoimunes e inflamatórias, o médico lembra que a suplementação é importante.  Além disso, mostra também grande preocupação com a deficiência da vitamina B 12, mas não só em vegetarianos –  é um equívoco frequente achar que onívoros estão livres desse mal.

Carlos explica, também, que a medicina está passando por uma grande revolução com a inserção dos probióticos na inibição, tratamento e cura de  diversas doenças.  Porém, o médico acredita que uma alimentação rica em frutas, legumes, folhas verde-escuras, com baixo ou nenhum consumo de refinados e industrializados, rica em grãos integrais e livre de proteína animal é o caminho para a longevidade e a liberdade da dependência da indústria de medicamentos. 

“Faça da sua alimentação um ato de amor consigo mesmo. Um ato de amor para os seus amores, para os seus familiares e amigos. Mais ainda: faça da sua vida um ato político de transformação pela natureza, pelo fim da exploração animal. Não se envenene com a proteína animal, tão inflamatória para nós”, coloca.

Conhecimento, dicas e receitas

A bandeira de José Carlos é sobretudo a de dividir todo o conhecimento que tem sobre a força potente que a natureza nos presenteia através dos alimentos, sendo estes nosso remédio e nossa cura, navegando na contra-mão das grandes indústrias farmacêuticas e do capital.

Justamente por entender que se alguém é privilegiado em deter algum conhecimento, é uma questão de responsabilidade e amor compartilhá-lo com o próximo. Assim, ele disponibiliza diversas informações e receitas no seu Facebook, Instagram e Youtube

Dr. Carlos divide várias informações e receitas em sua conta no Instagram (Foto: reprodução/Instagram)

“Todos queremos viver saudáveis e por muitos anos e é para isso que eu me disponho a apresentar o universo da alimentação saudável para quem quiser, disseminando conteúdo gratuito no meu blog e meu canal no YouTube, tudo baseado em evidências científicas e num estilo de vida simples, barato e saudável”, diz.

Quer saber mais? Basta acompanhá-lo nas redes sociais abaixo que você vai encontrar muito conteúdo disponível de forma gratuita. ?

Dr. Carlos Teotônio – Médico Nutrólogo
Rua Dom Carlos Coelho, 87, Boa Vista, Recife-PE
Telefone: (081) 3221-0909 (consultório)
Facebook: drcarlosteotonio
Youtube: Dr. Carlos Teotônio
Instagram: @drcarlosteotonio

Por Katarine Araújo, do Não Nem Queijo

Katarine Araújo é poeta, às vezes advogada, mas nem sempre foi vegana. Quer mostrar PorAqui, através do canal Não Nem Queijo, que a culinária livre de proteína animal pode ser simples e acessível – e muito saborosa, claro.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.