O Dia das Mães é o dia internacional em linha reta de reunir a família  (onde tem família, leia-se: é onde tem amor, visse? seja ela como for!) ao redor de uma mesa pra celebrar, né? Seja em casa ou num restaurante, o negócio é encher a barriga de todo mundo com sabor e afeto em torno dessa simbologia tão forte.

Ser vegan é maravilhoso, mas é também proporcionalmente complicado nesse tipo de evento, pelo menos aqui no Recife e região metropolitana, onde os restaurantes não oferecem tantas opções livres de ingredientes de origem animal (muitas vezes, nenhuma).

Sovaj: mulheres recifenses e um bar com cardápio 100% vegano

Ainda bem que sempre tem quem pense carinhosamente em nós, né verdade? É o caso do Restaurante Capitania, na praia de Bairro Novo, em Olinda. A casa, que já possui um mar de opções veganas, criou cuidadosamente um menu completo e especial pra você reunir a tradicional família brasileira, seja ela vegana ou onívora, e comemorar o segundo domingo de maio.

A chef Alice Elihimas explica que a ideia é levar até a mesa a sensação de almoço em família e fazer todo mundo se sentir em casa. Por isso, a sobremesa vem inteira para a mesa, por exemplo. O menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa, custa R$ 159 e serve muito bem quatro pessoas.

De entrada, foi preparada uma bruschetta acompanhada de ricota de amendoim temperada com gergelim torrado na hora e manjericão: suave e marcante. A torrada promete não ser crocante: ela vem embebida no vinho branco e é finalizada com picles de cenoura, pepino e pimenta de cheiro, aromatizadas com semente de coentro e mostarda, além de geleia de pimenta (babei!).

Bruschettas de ricota de amendoim com picles e geleia de pimenta (Foto: Hugo Elihimas)

O prato principal é uma farta paella (foto em destaque), que é um prato original de Valência, costa leste da Espanha – tradicionalmente feito com arroz e frutos do mar. Nesta versão, a paella é apresentada com um fundo de legumes, pimentões coloridos, cogumelos shitake, shimeji e, por fim, cogumelos paris levemente adocicados.

E pra sair de lá com gostinho doce de satisfação total, tem manjar de coco queimado! O manjar apresenta textura firme e é suave em doçura – pleníssimo numa calda feita de hibisco com abacaxi. De encher os olhos e fazer a boca navegar, um verdadeiro manjar das deusas.

O manjar de coco vem inteiro pra sua mesa! (Foto: Hugo Elihimas)

De presente estão sendo preparadas pequenas compotas de abacaxi com pimenta e laranja com coco, tudo pra mimar quem tanto oferece amor, né?

Neste Dia das Mães, vale a reflexão: se a vaca não é sua mãe, o leite dela não é teu, beleza? Celebre amor com amor. Go vegan! ?

Capitania – Forneria & Mar
?Rua Doutor Eduardo de Morais, 25, Bairro Novo, Olinda
? Terça a quinta (17h às 00h) | Sexta e sábado (11h a 01h) | Domingo (11h às 22h)
? (81) 3429-8970
? Instagram: @capitania_olinda

Por Katarine Araújo, do Não Nem Queijo

Katarine Araújo é poeta, às vezes advogada, mas nem sempre foi vegana. Quer mostrar PorAqui, através do canal Não Nem Queijo, que a culinária livre de proteína animal pode ser simples e acessível – e muito saborosa, claro.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas