Sempre fui uma pessoa apaixonada por massas e, depois do macarrão à cabonara, pizza é uma das minhas favoritas. Hoje, irei compartilhar com vocês uma receita que aprendi a fazer há um tempo. ?

Quer variar o cardápio? Vá de lasanha de batata e bacon

Esta receita serve não somente para fazer massa de pizza, mas também para pães, enroladinhos e o que mais vier à mente, é só usar a imaginação! Mas vamos deixar de conversa e mãos à obra!

Ingredientes:

  • 250 g de farinha de trigo sem fermento;
  • 4 g de sal;
  • 25 ml de azeite extra virgem;
  • 150 ml de água morna;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 6 g de fermento biológico seco ou 15 g de fermento biológico fresco.

Modo de preparo:

O primeiro passo e o mais importante é deixar o fermento no ponto. Coloque em uma vasilha o açúcar e o fermento; depois, coloque a água morna e misture.

Preste muita atenção: a água deve estar morna, não quente. Se você deixar o líquido numa temperatura mais alta do que a suportada pelo fermento, a massa não cresce e você perdeu tudo. Para saber se a temperatura está boa, basta colocar o dedo. Se você aguentar ficar com dedo na água sem “sofrimento” está boa, mas se estiver fria também não serve, pois não ativará o fermento.

Observe a imagem anterior e a seguinte. Percebeu que há uma espécie de espuma por cima? Isto indica que o fermento está bom e que a massa irá crescer. ?

Quando o fermento estiver pronto, adicione, em outra vasilha, a farinha de trigo, o azeite, o sal e a mistura do fermento. Fica a seu critério misturar na mão ou com uma batedeira. Eu usei uma batedeira.

Misture tudo até que a massa vire um bolo só. Quase sempre é preciso ir colocando um pouco de farinha enquanto está batendo, até que fique no ponto certo.

Quando a massa não estiver mais grudando na mão, forme uma bola, cubra com papel filme e deixe descansar por cerca de duas horas em um local escuro. Eu deixo dentro do forno.

Depois das duas horas ela terá crescido o suficiente para que você possa começar a montar as pizzas. ?

Se você quiser uma massa grossa, não precisa dividir, esta quantidade dá para uma pizza de massa estilo Pan. Mas caso prefira ela mais fina, dá pra dividir em duas ou até três, depende do quão fina você prefira. Particularmente, gosto quando fica quase que abiscoitada.

Depois que abrir a massa, coloque na forma e deixe crescer por mais uma hora. Depois, leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 10 minutos. Quando for retirar, não desligue o forno, pois ele precisa estar aquecido quando você for colocar novamente.

Coloque o recheio que desejar, se empolgue, pois vale a pena! Leve ao forno novamente, por cerca de 10 a 15 minutos – vai depender do ponto que você preferir.

Prontinho! Pizza caseira com massa italiana, super fácil e rápida de fazer!


Por Metidos a Chef
O Metidos a Chef surgiu quando o casal Krix Apolinário e Rubens Luiz começou a dividir com amigos suas aventuras na cozinha através de um grupo na Internet. Para compartilhar as receitas com mais pessoas, o Metidos a Chef virou blog, Instagram e Facebook. Recentemente está também no Youtube, para mostrar as receitas com mais detalhes e facilitar para as pessoas que não gostam muito de fazer sem ver sendo feito.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.