Ultimamente tenho feito com alguma frequência risotos e estou procurando ao máximo não repetir o sabor, tanto para não enjoar da comida quanto para descobrir novos gostos. A ultima combinação que fiz foi esta de tomate seco com cogumelos e alguns legumes para acompanhar. Anota a receita! ?

Sobrou galeto do almoço? Faz uma torta de frango para o jantar!

Ingredientes:

  • 1 e 1/5 xícara de arroz
  • 100 g de tomate seco cortado
  • 50 g de cogumelo cortado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • meio limão médio
  • 1 litro de caldo de legumes
  • Porção de legumes a seu gosto (brócolis, couve-flor, cenoura…)

Modo de preparo:

Deixe 1 litro de caldo de legumes em uma panela separada da que você irá fazer o risoto e mantenha-o sempre quente. Coloque a cebola e a manteiga para reforgar e, caso goste, um pouco de pimenta moída na hora.

Paralelo a isto, coloque os legumes em uma panela tipo cuscuzeira para que eles cozinhem no vapor. Gosto de banhar os legumes no azeite e moer um pouco de pimenta por cima, ou colocar um pouco de ervas finas para dar um sabor diferenciado. Deixe cozinhar até que fique al dente.

Agora voltamos ao risoto e com uma dica: caso não tenha vinho branco quando bater a vontade de fazer o risoto, adicione um pouco de suco de laranja ou de limão. Aprendi esta dica com uma receita da Rita Lobo no Cozinha Prática onde ela ensinava a fazer Risoto na Pressão.

Adicione o arroz Carnaroli e mexa por cerca de 30 segundos antes de adicionar a primeira concha do caldo de legumes. Fique mexendo o tempo inteiro para evitar que grude ou que fique emboloado. Sempre que começar a secar mais, adicione outra concha.

Quando o caldo estiver na metade, adicione o cogumelo. É bom ele ir um pouco antes para poder pegar um pouco do gosto do tempero do risoto.

Quando você colocar a última concha, adicione o tomate seco e o queijo ralado e mexa até o caldo secar.

Pronto! Risoto e legumes preparados e com um sabor delicioso. ? Coloque no prato e sirva ainda quente.


Por Metidos a Chef
O Metidos a Chef surgiu quando o casal Krix Apolinário e Rubens Luiz começou a dividir com amigos suas aventuras na cozinha através de um grupo na Internet. Para compartilhar as receitas com mais pessoas, o Metidos a Chef virou blog, Instagram e Facebook. Recentemente está também no Youtube, para mostrar as receitas com mais detalhes e facilitar para as pessoas que não gostam muito de fazer sem ver sendo feito.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.