“O diferencial da nossa cozinha é que oferecemos um alimento espiritualizado”. Foi dessa maneira que a culinarista Anânia me apresentou as alquimias culinárias do projeto Cozinha Divina, restaurante vegetariano (com opções veganas) localizado na cidade de Olinda que atualmente está funcionando em formato de delivery também para Recife.

A partir de uma concepção filosófica Hare Krishna e há sete anos no mercado, Anânia enxerga o trabalho que empreende no Cozinha Divina também como uma ferramenta de cura. “Não só alimento para o corpo, não só para ganhar dinheiro, e sim que eu possa trazer um alívio para as pessoas, você recebe um benefício quando o alimento é divino”, esclarece.

5 opções vegetarianas ou veganas para comer na Várzea e CDU

A culinária Hare Krishna agrega valores terapêuticos aos alimentos. Foto: San Sharma

Para ilustrar o viés espiritual do trabalho, a culinarista coleciona alguns relatos de clientes que de alguma forma tiveram a saúde beneficiada pelas iguarias vegetarianas do Cozinha Divina. “Houve um padre que começou a se alimentar todos os dias com a minha comida, em determinado momento falou que por conta da comida não teve mais vontade de fumar”, relembra.

Um outro cliente assíduo do restaurante resolveu as taxas do colesterol após passar a comer no Cozinha Divina diariamente. “Ele estava prestes a fazer uma cirurgia por conta do problema de saúde e não precisou mais, eu senti a felicidade dele quando me ligou pra me contar a novidade”, conta.

A aproximação com a religião Hare Krishna termina por influenciar também no ritual de preparo da comida, que primeiramente é oferecida a Deus e depois aos clientes. “A gente compra o alimento, o que chamamos de boga, limpamos tudo e depois cozinhamos sem provar. Depois da comida pronta a gente faz uma oração antes de servir”, explica.

Um mar de opções veganas na Praia de Bairro Novo pela chef Alice Elihimas

O que vem da cozinha?

Feijão maracassar, arroz integral, farofa, panquecas ao sugo e salada. Foto: Bruna Roazzi

O tempero honesto e simples do Cozinha Divina é capaz de conquistar o paladar até de carnívoros como eu, basta se permitir à versatilidade. Todos os dias o restaurante oferece um cardápio diferente, como por exemplo, quiche de abobrinha que acompanha salada, ensopadinho inidiano, grão de bico, lentilha, torta de brócolis salgada, pasteizinhos de jaca, feijão verde, branco e mulatinho.

Ainda não tive a oportunidade de comer a maioria das opções, portanto para o momento recomendaria a escolha de algum prato composto pelo ensopadinho de amendoim condimentado com tomate, pimentão e temperos indianos. É muito bom. A feijoada que é servida todas as sextas-feiras é altamente recomendável também. Ela vem acompanhada de vinagrete e farofa.

Pedido rápido pelo “zap” e entrega na “firma” realizados com sucesso. Foto: Bruna Roazzi

Atualmente o Cozinha Divina oferece o almoço em dois formatos. A marmita maior (500g) custa R$ 23 e a opção menor (300g), chamada de executiva, sai por apenas R$ 18. Ambas com entrega. A casa também aceita cartão. Aos interessados, o restaurante facilita o acesso à informação divulgando diariamente, via zapzap, o cardápio da vez.

Além de almoços, o Cozinha Divina também produz lanches para encomenda, como kit aniversário e kit festa, oferecendo opções integrais como pastel de carne de jaca, risoles, tortinha de banana com canela, docinho de doce de leite, doce de limão, nata goiaba, bolinha de gergelim.

O restaurante também está disponível para pedidos no aplicativo iFood. Para organizar o meio de campo das entregas, a casa pede para que os pedidos sejam realizado até às 10h. 😉

Cozinha Divina – Restaurante Vegetariano
Segunda à sábado
⏰ 11h às 14h30
? (81) 98504-6530 (pedidos pelo whatsapp)