Quando o restaurante é na casa do chef, a acolhida é maior ainda. É o caso do Bar do Zaqueu, construído na laje de seu proprietário, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Além do bom atendimento, o local é famoso pelos pratos gostosos e fartos, como a rabada, que é montada para três pessoas, mas serve bem quatro clientes ao investimento de R$ 56.

Mapa alto astral: o bar de cada signo no Recife

Zaqueu é daqueles chefs que adquiriu (ou descobriu) seu talento ao longo de sua carreira profissional. São 40 anos de estrada de bar em bar, começando como lavador de pratos, passando por garçom e barman. “Sempre fui curioso de cozinha. Mesmo trabalhando em outras funções, eu sempre ficava de olho no que era feito na cozinha. E aí fui me juntando à minha mãe e minha esposa e a alguns amigos que cozinhavam bem e fui aprendendo com eles”, conta.

Zaqueu é o comandante da cozinha (foto: Geraldo Lélis/PorAqui)

A cozinha é conduzida por Zaqueu e sua esposa, mas ele é quem faz questão de botar a mão na massa. Tudo leva o aval dele, numa apuração minuciosa do sabor correto. De lá, saem, além da rabada, o cupim de charque, jabá, costela, carne de sol, peixes e até língua de boi.

“Os mais pedidos são o cupim de charque e a rabada. É o que o pessoal comenta também por aí, que é a melhor rabada do Recife”, afirma. O prato vem com 1 kg de rabada com arroz e pirão acompanhando. Já o cupim vem com a charque feita na manteiga e acebolada mais arroz, feijão e a bem falada farofa de abóbora, que é feita com manteiga de garrafa.

Já tomou uma cerveja com Tonhão na Encruzilhada?

Eu provei o jabá. O feijão estava vem com o tempero no ponto e a charque bem molinha. Para dar um toque a mais, pinguei uma pimenta oferecida na casa e depois foi só correr pro abraço. Para beber, eu fui de suco de laranja. Mas ele conta com outros vários sabores e sem poupa. Mas pra quem pode, a casa conta com uma grande coleção de cachaça de vários lugares do país.

O bar coleciona também clientes de toda a cidade, inclusive da distante Zona Sul. “Aqui vem gente de todos os bairros: Boa Viagem, Casa Forte, Espinheiro, Graças; e até de outras cidades. Recebo aqui políticos, artistas, anônimos”, completa.

O Bar do Zaqueu fica na Rua José Amarino dos Réis, 24, na Linha do Tiro, e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. Para quem mora na Zona Norte, é um pulo. Para quem mora na Zona Sul, vale a pena a viagem.

Bar do Zaqueu

☎ (081) 3443-1940
⏰ Ter a dom, das 10h às 16h
Rua José Amarino dos Réis, 24, na Linha do Tiro