Este conjunto de três casas, na Rua das Pernambucanas (entre a Monsenhor Ambrosino Leite e Guilherme Pinto), nas Graças, Zona Norte do Recife, foi desfalcado. O imóvel do meio, onde funcionava a Tortaria, foi demolido há cerca de um mês.

A casa foi demolida recentemente. (Foto: Cláudia Nóbrega/Colaboração)

A construção – quase um arquétipo de casinhas de histórias infantis – marcou a história e o cotidiano de moradores das Graças e de outras regiões.

Ali ficava um restaurante/lanchonete que oferecia bolos sensacionais e opções de almoço saudável, com destaque para uma torta de cebola que só quem comeu sabe o que é o sabor de uma saudade.

Tortaria fecha as portas e deixa frequentadores desolados

Claro que antes de ser ocupada pela Tortaria, a casa, pelo estilo arquitetônico, foi residência. E com esta “função” certamente também marcou a identidade do bairro.

Tem quem se lembre que no jardim havia um pequeno lago azulejado com esculturas de sapos – o xodó da criançada que desapareceu quando a Tortaria fez moradia ali.

 

O terreno será ocupado por uma cafeteria São Braz, segundo informou o PorAqui. A construção certamente destoará das vizinhas que compunham o trio com a Tortaria. A da esquerda, na esquina com a Rua Monsenhor Ambrosino Leite abriga uma padaria. A terceira sedia um empreendimento privado da área de saúde.

Antigo casarão da Tortaria será um Café São Braz