O sábado, 1º de abril, foi de apreensão para os moradores das Graças, especialmente os da Rua da Amizade, por conta do anúncio do corte de árvores. No entanto, a poda realizada pela Prefeitura do Recife, através da Emlurb, teve resultados menos drásticos, até o momento.

Membros da Associação por Amor às Graças se mobilizaram para que não fossem cometidos exageros. Surtiu efeito. Quem passava por lá, no dia seguinte à ação, não conseguia notar as intervenções, salvo um ou outro caso.

"Não somos contra as podas. É importante, claro. O que a gente quer é que a prefeitura nos envie laudos transparentes sobre a ação", diz Maria de Lourdes Oliveira, integrante da associação de moradores do bairro. "Queremos podas que preservem as árvores", diz. Segundo ela, que mora na própria Rua da Amizade, em intervenções anteriores, o resultado foi 'desastroso'".

Lurdinha, como é conhecida, reparou que, diferentemente de outras ocasiões similares, a Guarda Ambiental estava presente pela primeira vez e que foi mais fácil estabelecer o diálogo com os funcionários da Emlurb. "Estavam lá dialogando, explicando", conta.

Segundo José Carlos Vidal, diretor de praças, parques e áreas verdes da Emlurb, que estava à frente da operação, o serviço não pôde ser concluído no sábado. "Acredito que até maio seja marcada a segunda etapa da poda", diz. 

"O grande número de veículos na rua atrapalhou. O caminhão não tinha condições de operar por falta de espaço", explica. "Conseguimos fazer entre 50% e 60% do serviço."

Para esse segundo momento, os moradores do bairro solicitaram à Emlurb uma reunião para debater o tema. Conforme informações de José Carlos Vidal, a reunião será realizada. Porém, não foi definida a data.

Veja o antes e depois do trecho mais modificado da rua, nas fotos de Daniel Costa Lima (colaborador) e da reportagem do PorAqui.

Antes. (Foto: Daniel Costa Lima/colaborador)

Depois. (Foto: Paula Melo/PorAqui)

                          VEJA TAMBÉM: Poda de árvores na Rua da Amizade: CTTU solicita que moradores retirem veículos da via

Poda em árvores preocupa moradores da Rua da Amizade. Ação acontece neste sábado (1)


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108 (WhatsApp)