Um ano depois e o Café na Calçada chega à sua 12ª edição comemorando a vida em comunidade no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.  Neste domingo (22), o café coletivo acontece na Rua Dona Anunciada, esquina com Rua do Cupim (endereço onde tudo começou!). A partir das 9h, muita coisa vai rolar.

Se você nunca teve essa experiência, se prepare para: fazer novas amizades, conhecer gente que tem pelo menos uma coisa em comum com você, o bairro das Graças, comer uma comida gostosa (uma dica: não deixe de experimentar o mugunzá de Lúcia Moura, moradora da Cardeal Arcoverde) ou bater um papo com os anfitriões da festa, Isolda, Roberto, Isabela, Javier e Natali. Esses sabem tudo do bairro, assim como nós do PorAqui, né, que a gente tem que puxar a sardinha pro nosso lado mesmo! ?

A mesa de café da manhã é colaborativa, então é legal levar alguma quitute ou bebida. Mas não se avexe, não. Se a sua geladeira estiver a zero ou se o bolso estiver furado, não tem problema. Não se preocupe com as frutas, que a Frutetto, daqui do bairro mesmo, traz uma fartura só.

(Foto: Zélia Lins/colaboração)

Juntos somos fortes

Além do hortifruti, outros empreendimentos das Graças estão juntos nessa. O restaurante Ponte Nova, por exemplo, vai ceder o estacionamento. Vai dar até para jogar uma bolinha! Massa, né?

Vai ter também biodança, um presente da moradora Lívia Falcão, e uma atividade sensorial para crianças, oferecida pela Casa das Asas. O Tulasi vai sortear uma cesta de frutas orgânicas. Vai ter também uma versão pocket da Seresta, ideia do casal Zélia Monteiro e Toni de Santana. Além de tudo isso, ainda vai ter o pessoal do INCITI, tirando dúvidas sobre o Parque Capibaribe. A turma do Oxe, minha cidade é massa também vai estar por lá, com uma ação surpresa. ?

Isabela Faria, organizadora do Café, que por sinal é um evento promovido pela Associação Por Amor às Graças, conta que está organizando uma retrospectiva com todas as edições. Você imaginaria que, numa mesa de café da manhã, surgiria grandes ideias como a feirinha colaborativa, o bloco de Carnavala festa de São Pedro, a Seresta… Nossa, tudo bom demais!

A lista de convidados tem uma galera pra lá de especial: Coletivo SetúbalHorta Comunitária de Casa Amarela, Associação Boa Ilha. E você, claro! Da Rua 12 de Outubro à Sebastião Leme, da Rua das Graças à do Cupim, das Creoulas, das Pernambucanas, da Manoel de Almeida, da Oswaldo Salsa, da Rui Barbosa. Se não for de nenhuma delas, vem também, que, nas Graças, toda rua é rua da Amizade.