Nesta quinta (4), a partir das 18h, com concentração no Restaurante A Fazendinha (Rua das Graças, 219), será realizada uma caminhada ao estilo Jane's Walk. A ação está sendo organizada pela Associação por Amor às Graças em conjunto com representantes do Projeto "pedeLUZ" (foto), que tem como missão levar mais luz para vias públicas em áreas de circulação de pedestres.

No primeiro fim de semana de maio comemora-se, no mundo inteiro, o aniversário da jornalista-ativista americana Janes Jacobs, que dedicou anos de sua vida defendendo a importância da vida social nas ruas e calçadas urbanas como aspecto fundamental à vitalidade ao estímulo do sentimento de segurança cidadã.

A arquiteta e moradora das Graças Clarissa Duarte, idealizadora do "pedeLUZ", está à frente da inciativa, junto com Isabela Faria, da associação de moradores, e a pesquisadora Lívia Nóbrega, que realizou a primeira caminhada Jane's Walk no Recife.

“A gente vai fazer uma investigação noturna, mapeando as áreas de vulnerabilidade que causam insegurança no bairro. A gente vai descobrir o porquê, se é porque está escuro, se é porque tem um terreno baldio, se é porque está muito deserto. A partir dessa investigação, desse mapeamento de onde tem essas áreas, a gente vai pensar em alguma ação de melhoramento. Esse é o primeiro Janes’s Walk. A ideia é que a gente faça essa ação noturna em outras áreas do bairro”, diz Isabela.

"A caminhada  tem como objetivo observar e discutir elementos ou aspectos do espaço público que interferem na vida noturna do bairro, principalmente a iluminação pública", explica Clarissa.

A caminhada servirá também para analisar os efeitos surgidos depois que o protótipo de luminária para pedestres, o pedeLUZ, foi instalado na Rua das Graças, no início de abril. 

"Vamos avaliar juntos as potencialidades e/ou problemas do protótipo para transformarmos essa "ideia" em um artefato urbano (e humano) que possa ser implantado em larga escala", diz Clarissa.

O projeto pedeLUZ é fruto da parceria entre o escritório "CDarquitetura", de Clarissa Duarte, o FabLab e a empresa GlobalSun (apoiado pelo "Fundo Social Casa" da Caixa Econômica Federal). "Realizamos um protótipo de iluminação pública a partir de pesquisas urbanas e de design industrial", fala Clarissa.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108 (WhatsApp)