Uns chamam “Casarão da Jaqueira”. Outros chamam “Casarão da Tamarineira”. A verdade é que ele fica na Rua Neto de Mendonça, na Tamarineira, mas como os limites de um bairro e de outro se confundem, muita gente acha que o imóvel fica na Jaqueira.

No caso, o que importa menos é o endereço, já que a situação das 21 famílias que ocupam o casarão abandonado há mais de 30 anos depende de algumas mudanças. É preciso que sejam feitos reparos estruturais para que o local ofereça condições mínimas de moradia e elas possam permanecer ali.

Em 2011, os moradores quase foram removidos do local  pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). A retirada foi impedida pelos próprios moradores e por vizinhos favoráveis à ocupação, que tem mais de 20 anos.

Foi quando surgiu a rede Amigxs do Casarão, composta pelos próprios moradores e integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil.

Vaquinha

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Defesa Civil propuseram, então, que fossem feitos reparos estruturais no casarão. Reformulação das instalações elétricas e compra de extintores de incêndio são algumas das prioridades.

Para arrecadar os fundos, foi criada uma vaquinha virtual, para os simpatizantes da causa contribuírem. A meta atual é alcançar R$ 8 mil para as obras e também para uma reserva emergencial para que os moradores utilizem para outros reparos e também para situações de emergência na própria comunidade.