Atenção, cinéfilos do Recife: as obras do Cinema da Fundação do Derby, no Centro da Cidade, estão em reta final. O equipamento deve ser inaugurado em fins de março, segundo informa a Assessoria de Comunicação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O local abrigará novas funções, como a Escola do Governo, além de sala de leitura para os estudantes e uma sala de exposição de arte.

A reforma do Edifício Ulysses Pernambucano, uma das unidades da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi iniciada em 2015. A expectativa era de que a obra ficasse pronta no fim de 2017.

A principal alteração fica por conta de janelões instalados nos dois lados do espaço. Dará para ver o Rio Capibaribe, pelo lado direito. Já pelo lado esquerdo, a vista dá para um jardim interno. O corredor que passava entre as cadeiras deixará de existir. A saída das filas se dará pela lateral, assim como a entrada e saída principal.

Os equipamentos, de última tecnologia, foram trocados recentemente, há alguns anos, e não precisaram ser renovados, segundo informou a fundação. A programação de filmes e festivais deve ser similar ao do Cinema do Museu, a unidade de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Era uma casa muito engraçada: construções modernistas nas Graças estão em ruínas