Cinéfilos do Recife, podem salvar a data aí na sua agenda: nesta segunda (26), o Cinema da Fundação do Derby volta à ativa para alegria dos amantes da sétima arte, depois de mais de dois anos de obras para retomar suas características arquitetônicas originais, como as janelas que dão para o Rio Capibaribe e o jardim interno. O investimento do Ministério da Educação (MEC) foi superior a R$ 8 milhões.

Cinema da Fundação deve voltar ao Derby em março

Agora, a saída das poltronas é pelos corredores laterais, num esquema parecido com a sala de Casa Forte. Com isso, a sala conta agora com 160 lugares (antes da reforma eram 197), mas tem mais espaço para cadeirantes e pessoas de mobilidade reduzida e assentos especiais para obesos.

Fotos: Fundaj/Divulgação

Nesta primeira semana, as sessões serão gratuitas. O primeiro filme a ser exibido na sala reformada é o clássico do Cinema Novo, Vidas Secas, filme  de Nelson Pereira dos Santos, em cópia restaurada em 4k.  Ainda na programação grátis, Rio Zona Norte, também de Nelson, e quatro de Cacá Diegues: Ganga Zumba, Os Herdeiros, Joana, a Francesa e Chuvas de Verão, todos em versões restauradas.

Veja os principais destaques da programação:

Sábado (31), 19h

O jornalista e cineasta pernambucano, Geneton Moraes Neto será homenageado com uma mostra de sua obra, digitalizada recentemente em 4k, pela Cinemateca Pernambucana.

1º de abril

Infantil: show de Carol Levy + animação Historietas Assombradas.

3 e 4 de abril

Mostra de documentários de cineastas pernambucanas, com mesa de conversa sobre a atuação da mulher na realização de filmes no Estado.