Depois das incansáveis noites produzindo artigos e trabalhos acadêmicos, finalmente os estudantes universitários do Recife estão curtindo as suas tão esperadas férias de julho. E como a gente não tem lá todo aquele poder aquisitivo (estudante universitário é liso, né, bb ?), bora se divertir com pouca grana. ?

Passeio cultural nos museus do Centro

(Foto: divulgação/Caixa Cultural do Recife)

Nem só de álcool vive o estudante universitário, né? ? Que tal aproveitar as férias pra fazer aquele passeio cultural pelos museus do Recife gastando quase nada? A dica é aproveitar um dos 7 museus que dá pra visitar de graça no Recife Antigo e Centro.

Piquenique no Jardim Botânico ou no Jardim do Baobá

Jardim do Baobá (Foto: Fernando da Hora/ JC Imagem)

Se você mora na Zona Sul, “viajar” até a Zona Norte pode ser bem cansativo por conta do trânsito, mas se você estiver a fim de um dia diferente ao ar livre, uma ótima opção é o Jardim do Baobá.

O Jardim do Baobá tem píer flutuante e mesa gigante de piquenique. Outra coisa legal são os passeios de barquinho com os Baobarcos, barqueiros que se juntaram pra oferecer esse serviço aos visitantes.

(Foto: Jardim Botânico do Recife/divulgação)

Um pouco mais longe, tem também o Jardim Botânico do Recife, localizado na BR 232, no Curado, Zona Oeste. Quem for mais aventureiro e quiser ir além do piquenique, pode fazer uma das duas trilhas do local: a autoguiada (calçada) ou a guiada (interior da mata). Na trilha autoguiada, não há presença de monitor e o visitante tem a liberdade de caminhar seguindo os pontos de paradas marcados no chão. Todo o caminho conta com placas informativas, então não precisa ter medo de se perder.

Já na trilha guiada, os visitantes são acompanhados por um monitor. Realizada de terça a sexta, em dois grupos pela manhã e um à tarde, o passeio é feito mediante agendamento pelos telefones (081) 3355-0000 e (081) 3355-0002.

Nos dois lugares, a vibe é ir pra fazer um piquenique, dar um passeio de bike, fazer trilha, ficar deitado na grama. E ah, não esquece o repelente. ?

? Jardim do Baobá
? Rua Me. Loiola, 2, Graças, Recife – PE

Jardim Botânico do Recife
? Rodovia BR 232, s/n, Curado, Recife – PE
⏰ De terça à domingo, das 9h às 15h30

Barzinhos do Largo de Santa Cruz

(Foto: Iggor Gomes)

Bem no centro do Recife, o Largo de Santa Cruz é uma opção super bacana pra sair à noite na cidade. Por lá tem vários barzinhos como o Cabaret Bar e Comedoria e a Cachaçaria do Largo. Ali do lado também fica o Edifício Texas, espaço que abriga no térreo um bar/café e sempre tem programação cultural .

Outro lugar charmosinho do largo é o Lisbela e Prisioneiros Bar, que tem esse nome em homenagem ao filme Lisbela e o Prisioneiro, que teve algumas cenas gravadas ali.

O largo costumava ser mais animado: antigamente também rolava a Terça do Vinil. Agora, os agitos de terça são na Galeria Joana D’arc, no Pina, Zona Sul do Recife, e o largo fica mais tranquilo durante a semana.

? Largo de Santa Cruz, Boa Vista, Recife – PE

Rua da Moeda

Foto: NE10

A Rua da Moeda é um dos espaços mais movimentados do Recife Antigo. Por lá, uma galera se junta da hora do happy hour até a madrugada. Muito frequentado por quem trabalha no Antigo e dá aquela esticadinha e também por um pessoal mais novo.

O bom da Rua da Moeda é que quase todos os dias os barzinhos têm música ao vivo, de rockzinho a MPB. Outra coisa massa é que dá pra ficar por lá na rua mesmo, sem consumir em nenhum lugar, e ficar filando a música dos bares e bebendo uma Catuaba no precinho. ?

?Rua da Moeda, Bairro do Recife, Recife – PE

Espaço OVNI

(Foto: divulgação/OVNI)

O Espaço OVNI é um barzinho bem massa localizado próximo a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), geralmente é cheio durante as aulas mesmo, quando os estudantes emendam uma cervejinha.

O bar é pequeno, cheio das artes nas paredes e fica na Estrada dos Pintos (do lado da UFRPE). Funciona de segunda a quinta, das 15h às 23h, e nas sextas, das 15h até a hora que a galera desanimar.

De quando em quando tem shows de artistas locais, dj’s, comida vegana, clone de caipirinha por 5 arôs… Também tem o bom e velho litrão por 7 pilas. Se você tá a fim de curtir um som louco e tomar aquela gelada durante a semana, o OVNI é o melhor lugar.

Espaço OVNI
? Estr. dos Pintos, 3, Sítio dos Pintos, Recife – PE
? (081) 99611-3383

Sovaj Veg Bar

(Foto: Gisela Lima)

O Sovaj (que significa “do mato” em idioma  crioulo haitiano) brotou no coração do Recife em janeiro de 2018, quando foi inaugurado. O diferencial do bar é ter um cardápio 100% vegano, raridade nas bandas do Recife.

Ele fica localizado ali do ladinho da Faculdade de Direito do Recife, na frente do Parque Treze de Maio (Rua Princesa Isabel, 207). Por lá, a dica é também encher o bucho: o preço dos petiscos são superamigáveis e universitários. Pastéis fritos, recheados de soja apimentada e empanados no açúcar, são de encher os olhos e custam R$ 7 a porção.

Sovaj Veg Bar
? Rua Princesa Isabel, 207, Boa Vista, Recife – PE
? (081) 99173-5584