Um centro de referência em psicanálise que funciona no coração das Graças. Estamos falando do CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem), que existe há 35 anos e funciona num casarão da Rua Cardeal Arcoverde. Lá, você vai encontrar atendimento clínico, mas também cursos, grupos de estudo e até consultoria na área de gestão em negócios. 

O PorAqui esteve lá e conversou com Lucila Barreto, psicóloga responsável pelo setor de comunicação e uma das 18 sócias da instituição, que conta ainda com duas sócias-honorárias. Lucila nos contou um pouco como funciona o CPPL. 

"Trabalhamos em três áreas: no ensino, na clínica e na consultoria. Os sócios são todos psicólogos e/ou psicanalistas. Temos a parte do ensino. No entanto, o CPPL não é um espaço de formação psicanalítica. Para isso, o interessado tem que estar associado ao CPP (Círculo Psicanalítico de Pernambucano, que também fica nas Graças) ou à Sociedade Psicanalítica", explica ela.

Segundo Lucila, a parte de ensino é voltada para instrução e formação de pessoas na área clínica. "Para pessoas que já atendem em seus consultórios ou então que estão nas faculdades, que querem abranger seu território, conhecer os autores, falando sobre a clínica, o CPPL é o local", fala. Lucila ainda pontua que acontecem formações de psicoterapia para terapeutas que atendem crianças, casais, famílias. 

Sócios fazem do CPPL  um local em que as decisões são tomadas de forma igualitária. Na foto, com alguns funcionários. (Foto: Tially Lima)

Ainda no âmbito da formação, há grupos de estudo e encontros temáticos. Além disso, o CPPL também presta consultoria em gestão de negócios, como também supervisão clínica. 

Enquanto consultoria em gestão, Lucila explica que o CPPL faz projetos para gerência financeira de empresas públicas e particulares e  procura trazer  "um olhar clínico dentro da dinâmica empresarial ", nas palavras de Lucila.

Dentro do CPPL, as decisões são tomadas coletivamente, ou seja, o valor do voto de cada um dos sócios é igual em cada uma das decisões. Não há um sócio majoritário. Além disso, cada um deles passa por todos os setores do CPPL para que não sejam criados "vícios" de gestão nos cargos.

Na parte clínica, há grupos de terapia em grupo e atendimentos em consultório particular. Tudo funciona no mesmo endereço. Pessoas interessadas em terapia com abordagem psicanalítica podem ligar ou comparecer à secretaria do CPPL para agendar uma consulta com um terapeuta.

Rua Cardeal Arcoverde, 308 | (81) 3223-4712


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news