Começa nesta terça (16), a partir das 19h, e segue até o dia 21 de maio, a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e patrocínio da Petrobras e  Itaú. 

A Mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. No Recife, acontece na Aliança Francesa (Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby). A produção local é da Anilina Produções.

São 37 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero; Homenagem  com foco na obra da cineasta Laís Bodansky –; e a Mostrinha,  voltada para o público infanto-juvenil, novidade desta edição.

Todas as exibições serão gratuitas. No site da Mostra, é possível acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição. 

Confira aqui a grade de programação: mostra cinema DH – programação.jpg

A Mostra Panorama traz 17  filmes,  que contemplam aspectos como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças, adolescentes e juventude, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança pública, entre outros.

Já a Mostra Temática apresentará a questão de gênero. Para esta categoria, foram selecionados 7 títulos que abordam temas relacionados às mulheres, orientação sexual e identidade de gênero.

A Mostra Homenagem tem como tradição homenagear cineastas cuja filmografia explora a temática Direitos Humanos. A homenageada desta edição é a cineasta Laís Bodansky. Cinco filmes da cineasta fazem parte da programação.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma estratégia do Governo Federal para consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate por meio do cinema e contribuindo para o  respeito às diversidades.

Quer saber mais sobre os filmes participantes? É só clicar aqui:  Sinopses (Mostra de Cinema e Direitos Humanos).docx


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o app e convidar os vizinhos: Android e iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108 (WhatsApp)