Nesta sexta (27), a partir das 18h, acontece, com concentração na Praça do Derby, uma bicicletada nacional em homenagem ao ciclista pernambucano Raul Aragão. O jovem, de 23 anos, foi atropelado por um carro, mas não aguentou os ferimentos e morreu em Brasília, no último domingo (22).

“Por Raul e por todas as vítimas da violência no trânsito – como os amigos Vitor Manoel e Vitor atropelados e mortos em São Paulo -, vamos ocupar as ruas, para dar visibilidade à bicicleta no trânsito! Raul continuará nos inspirando a lutar por cidades mais justas e cicláveis, que era o seu ideal é que o uniu com tantos grupos cicloativistas do Brasil”, diz a convocatória postada no Facebook.

O evento está sendo organizado por diversos grupos (Bicicletada – Massa Crítica DF, Mobicidade Salvador, Ciclovida, Bike Anjo, CicloNoroeste, Rodas da Paz, Instituto CicloBR, Ameciclo, UCB – União de Ciclistas do Brasil, Bike Anjo DF e Ciclocidade) e vai ocorrer em outras cidades do Brasil. “Queremos a presença não apenas dos ciclistas, mas também de pedestres, que são vítimas constantes dos abusos praticados no trânsito, assim como nós que pedalamos”, dizem ainda na rede social.

Bicicletada

Toda última sexta-feira do mês, acontece a Bicicletada. Também chamada de Massa Crítica, o evento acontece em várias partes do mundo e cobra respeito e melhor infraestrutura para usuários de veículos não motorizados, além de ser uma oportunidade de andarem juntos de bike, por várias partes da cidade. No Recife, o ponto de encontro é a Praça do Derby.

A última Bicicletada aconteceu no final de setembro.

Serviço:

Bicicletada Nacional em homenagem a Raul Aragão
Data: Sexta (27)
Horário: a partir das 18h
Local: Coreto da Praça do Derby
Evento no Facebook: Raul, Presente! – (Recife) Bicicletada | Massa Crítica – out/17