As madrugadas de sábado, nas Graças, Zona Norte do Recife, nunca mais foram as mesmas depois que  a Rua Souza de Andrade, atrás do Colégio São Luís, virou o endereço da primeira feira orgânica do Recife. Os 2o anos do Espaço Agroecológico das Graças serão comemorados neste sábado (28), às 6h.

Há duas décadas, a discussão sobre alimentação saudável e consumo de produtos orgânicos ainda tinha um quê de revolucionário e a chegada do primeiro grupo de agricultores e agricultoras vendendo produtos sem agrotóxico mudou, de certa forma, a maneira do recifense de se alimentar.

A história da Feira Agroecológica começou no Parque da Jaqueira e, pouco tempo depois, se mudou para a Praça do Murro na Árvore, mas, assim como ocorreu com o primeiro endereço, a Prefeitura também proibiu a realização por lá. Foi aí que o grupo se mudou para a Rua Souza de Andrade, onde funciona até hoje, todo sábado, das 2h às 9h.


(Foto: Arquivo Centro Sabiá)

Nesses 20 anos, o Centro Sabiá é quem presta assessoria técnica agroecológica às sete associações de agricultores da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata de Pernambuco que fazem parte da Rede Espaço Agroecológico do Recife.

A ONG, inclusive, tem pesquisas que apontam que as famílias que escoam seu excedente produtivo nas feiras da Rede Espaço Agroecológico do Recife têm produtividade e renda familiar muito superior às que produzem de forma convencional e ficam reféns do escoamento da produção através de atravessadores. Isso sem falar em todos os serviços socioambientais que  prestam à sociedade, preservando a biodiversidade, as águas, o solo e fortalecendo a economia local.

 

 

Se há 20 anos só existia a feira das Graças, hoje está em bairros como Boa Viagem, Santo Amaro e até em Gravatá, no Agreste.

Nas Graças, 20 famílias tomam contam das barracas. A mais famosa delas é a mantida por Dona Lenir e Seu Jones, que infelizmente faleceu em maio deste ano. Mas Dona Lenir segue firme e forte. Não deixe de experimentar o suco de açaí com limão, o pastel de jaca, o hambúrguer de soja ou de jaca e o pão de jerimum. O cardápio varia conforme o dia.

Aniversário

A programação comemorativa de aniversário começa às 6h do sábado (28) e terá oficina de culinária co Cecília Morena e Luan Campêlo e show de Negro Grilo.

Serviço:

Aniversário de 20 anos do Espaço Agroecológico das Graças
Sábado (28), às 6h
Rua Souza de Andrade, atrás do Colégio São Luís