Você sabia que as Graças são o primeiro bairro da Zona Norte do Recife a receber o fornecimento de gás natural, que é um combustível considerado limpo, com baixa emissão de poluentes?

O primeiro endereço residencial a ser interligado a um gasoduto, os tubos por onde passam o gás, foi o edifício Studio Portal das Graças, que fica entre as ruas João Ramos e Bruno Maia.

A empreitada está a cargo da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), que concluiu, no último dia 27 de dezembro, mais uma etapa do Bolsão Zona Norte e iniciou o fornecimento de gás natural nos bairros das Graças, Aflitos, Espinheiro, Derby, Jaqueira, Encruzilhada, Rosarinho, Tamarineira, Ilha do Retiro, Madalena e Torre.

Até a Restauração

São 42 km de rede, onde foram investidos R$ 13,5 milhões. Nesta fase, está previsto o atendimento de aproximadamente 8.400 unidades residenciais e 140 comerciais. Até o final de janeiro terá início o fornecimento ao Hospital da Restauração.

“O gás natural é mais barato (gera uma economia media de 30%), prático, limpo e seguro. Por isso, é o principal combustível doméstico nas maiores cidades do mundo. Também oferece outras vantagens, entre elas o fornecimento contínuo, sem a necessidade de estocagem, e a melhoria na mobilidade urbana, já que o transporte não é feito por caminhões”, explica o presidente da Copergás, Roberto Fontelles .

O projeto de expansão da Zona Norte contempla 81 km de rede de gasodutos e um investimento de R$ 30 milhões até o final de 2018.

RMR

Na Região Metropolitana do Recife, já são mais de 30 mil consumidores residenciais e aproximadamente 370 clientes no segmento comercial.

Hoje, a empresa de economia mista já atende aos bairros do Pina e Boa Viagem, no Recife, Barra de Jangada, Piedade e Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Paulista.

O projeto de expansão da rede de distribuição de gás natural é uma ação da Copergás e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco.