O Parque da Jaqueira só foi inaugurado em 1985, mas o terreno que o abriga tem uma história muito mais antiga: em 1633, segundo dados da Fundação Joaquim Nabuco, foi palco de um sangrento combate entre a turma de Felipe Camarão e os holandeses, que invadiram Pernambuco em 1630.

Os comandados de Maurício de Nassau queriam tomar o forte do Arraial do Bom Jesus, em Casa Amarela, próximo ao local onde hoje é o bairro da Jaqueira, mas acabaram frustrados pela resistência do forte, liderada por Matias de Albuquerque e com Felipe Camarão na linha de frente.

Fecin: memória de uma festa amada pelos recifenses

Com táticas indígenas de combate, as companhias de emboscada eram formadas por pequenos grupos de 10 a 40 homens bastante ágeis, que atacavam de  surpresa e sumiam mais rápido ainda.

Apesar de tudo, com a injeção de capital oferecida aos donos de engenho pernambucanos, a administração holandesa acabou sendo aceita.

Em 1644, Nassau voltou para a Holanda e a Insurreição Pernambucana, movimento liderado pelo senhor de engenho André Vidal de Negreiros, pelo afrodescendente Henrique Dias e pelo indígena Felipe Camarão conseguiram expulsar de vez os holandeses, dez anos depois da volta de Nassau para a Europa.