Uma bicicleta, uma câmera e uma ideia na cabeça. Foi isso que precisou para levar Mariana Duarte, uma estudante de arquitetura e urbanismo e moradora das Graças a criar o KomBike. A primeira  ação do projeto acontece neste domingo (21) dentro do Se Essa Rua Fosse Minha, na Rua Abelardo, das 9h às 12h.

A exposição fotográfica reúne registros de ciclistas para incentivar o uso da bike. Os cartazes trarão, além das fotos, a distância percorrida e onde o percurso foi iniciado. Veja aqui: CARTAZ PONTE BEIRA RIO.pdf

Mariana Duarte, que estuda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), costuma ir de bicicleta para a Cidade Universitária, saindo da Rua das Pernambucanas, onde mora. “O Kombike é uma ação voltada para o trânsito. O objetivo é as pessoas passarem, lerem o cartaz e pensarem: ‘aquela pessoa anda 10 km por dia de bicicleta e eu, pra ir aqui do lado, vou de carro'”, diz.

“Observar mais a cidade, que o percurso que você faz todo dia tem coisas bonitas e você não presta atenção porque está de carro, faz você perceber que, de bike, você acaba olhando mais para onde você vive”, analisa.

O projeto de conclusão de curso de Mariana é sobre ciclocultura e foi por isso que acabou surgindo o KomBike. “Vendo o histórico do Recife, e do Brasil em geral, a estrutura cicloviária só vem depois da participação popular. A participação popular é o primeiro passo para isso. Pensar como incentivar, em como mobilizar as pessoas, em como fazer com que a bicicleta não entrasse em uma ‘briga’ com o carro foi o que me motivou”.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o app e convidar os vizinhos: Android iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108 (WhatsApp)