A Prefeitura do Recife resolveu mudar o horário de estacionamento do Parque da Jaqueira. Desde fevereiro, foi restabelecido o esquema antigo: os veículos só podem estacionar das 4h ao meio-dia, com exceção dos horários de missas na capela.

Mas os frequentadores do equipamento têm questionado se a solução encontrada pela prefeitura faz sentido. O motivo, segundo a Emlurb, foi a necessidade de disciplinar o acesso de ambulantes ao parque e garantir a segurança dos frequentadores, tendo em vista que já foi verificado o acesso de motos em áreas inapropriadas. 

Em relação aos ambulantes, o órgão argumenta que quer inibir a utilização indevida do espaço por comerciantes que fazem uso de trailers ou carrinhos para a venda de produtos na área

O que muita gente que frequenta a Jaqueira tem comentado é: a gestão deveria, na verdade, fiscalizar o comércio informal e garantir um esquema de segurança eficaz, em vez de simplesmente tentar barrar os problemas impedindo o acesso ao estacionamento. Será que o prefeito está sabendo disso?

A Emlurb reforça, na nota enviada ao PorAqui, que a ação complementa o trabalho do município para disciplinar o comércio informal dentro e no entorno do parque em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news