Você conhece a Praça Souto Filho? Se não está ligando o nome à praça, é aquela que fica bem pertinho do Parque da Jaqueira, com entrada pela Av. Rosa e Silva, também conhecida como “Praça dos Cachorros”. A praça está em obras, mas muitos moradores estão sem saber do que se trata.

A colaboradora Mariana Moreira fez uma série de fotos, registrando a reforma e enviou para o PorAqui, querendo saber do que se tratava.

Quem mora e frequenta o local utiliza a área como espaço para brincar com cachorro – o lugar chega até a ser ponto de encontro dos bichinhos (ou dos donos deles, vai saber).   É permitida a presença de cães, como em qualquer praça. No entanto, não há, pelo menos ainda, a definição de um espaço específico para os animais, segundo confirmou a Emlurb ao PorAqui.

A reportagem contatou a Emlurb, que explicou, através de nota, que a reforma deve durar cerca de quatro meses (os trabalhos começaram em abril) e que serão instalados brinquedos, novos postes de iluminação, entre outras coisas. O trabalho é uma parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que também será responsável pela adoção da praça.

Segundo a autarquia, as obras custarão aos cofres públicos R$ 446 mil. “Com uma área de 5.582,46 metros quadrados, a praça receberá os serviços de recuperação completa do passeio, construção de rampas de acesso, instalação de brinquedos infantis, manutenção da arborização, paisagismo e revitalização do gradil e requalificação da iluminação”, diz o comunicado.

As antigas luminárias de vapor metálico serão trocadas por 44 novas luminárias de LED.

A prefeitura informou que, no final de 2016, realizou uma consulta pública para definir, juntamente com os moradores do bairro, as diretrizes do projeto de requalificação da Praça Souto Filho. A gestão disse que, durante o processo, os moradores tiveram a oportunidade de opinar e trazer suas sugestões para o projeto. Você participou? Conta pra gente como foi!

Adoção – O prazo de adoção da praça pela Celpe é de três anos e pode ser prorrogado por igual período, conforme contrato assinado com a Prefeitura do Recife. A empresa ficará responsável pela limpeza e conservação. O paisagismo, as manutenções dos brinquedos e da iluminação pública permanecem sob a gestão municipal.

Atualizado em 4/5/17, às 16h05


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108 (WhatsApp)