Fica na Rua Amélia, nas Graças, o novo espaço colaborativo da Zona Norte do Recife. Funcionando desde 31 de outubro do ano passado em um casarão com diversas salas, o negócio tem à frente os sócios Marina Barros e Davi Barbosa.

Com 10 operações funcionando atualmente, o local abrigava uma escola de línguas comandada por Marina e Davi, quando perceberam que o espaço poderia se transformar em um tipo de negócio diferente. “A gente queria uma coisa mais voltada para um certo estilo de vida, mais autêntico. A gente até pensou em montar um co-working”, diz Marina.

No entanto, um espaço colaborativo pareceu ser um plano melhor. “Pensamos em juntar todo mundo que estava começando do zero e unir forças para crescermos juntos”, analisa Marina, que acredita que o grande chamariz do Carambolativo seja o fato de uma marca acabar se tornando uma isca para as outras, já que funcionam todas no mesmo local.

Moradora das Graças cria rede de economia criativa. Conheça!

Quintal 

O pé de carambola que tem no quintal atrás da casa é uma constante fonte de inspiração, desde o nome do espaço – Carambolativo, um trocadilho com “colaborativo” – até pelo fato de muitos clientes saírem de lá com as sacolas de compras numa mão e uma carambola na outra.

“O pé de carambola dá uma impressão de ser um espaço acolhedor, a pessoa se sente à vontade de tirar a fruta do pé”, conta Marina.

Ótica Lunetto começou como e-commerce e já teve um aumento de 47% depois que abriu loja física no Carambolativo.

Entre as operações, que têm horários diferentes de funcionamento, há o brechó Second Hand (@the_second_hand), que já saiu PorAqui, a ótica Lunetto (@lojalunetto), o Atelier Cabana (@ateliercabana), de roupas masculinas, Zalika (@lojazalika) e Vila Alternativa (@vilaalternativa), de moda feminina, e Paixão a Fio (@paixaoafio), de bijuterias.

A escola de idiomas, Sociedade Cultural de Línguas, continua funcionando no endereço, mas em um espaço menor.

A marca masculina Atelier Cabana divide espaço com mais quatro outras no mesmo ponto.

Segundo Marina, há ainda uma sala disponível para aluguel.

Moinho Galeria reúne 30 marcas em loja colaborativa nas Graças

? Espaço Carambolativo
?Rua Amélia, 598, Graças, Recife – PE
☎Telefone: (81) 3040-7447
⏰Horário de funcionamento:  de segunda a sexta, das 9h às 12h; sábado, das 10h às 14h
?Instagram: @espaco.carambolativo