Eu não sei se sou apenas desligada ou muito ocupada, mas só notei o caos ao passar na 17 de Agosto na quarta de tarde: filas, filas, filas de carros ao redor de postos de gasolina. Eu voltava da UFPE, conversando com um colega de sala sobre nossos projetos (você já conversou com um mestrando? É só o que sabemos falar). Os carros se enfileiravam pela avenida. O ônibus precisava abrir espaço entre as fileiras para passar. Era tudo uma grande bagunça.

Aos poucos, fui recebendo as mensagens sobre aulas canceladas. Eu tinha um dia inteiro livre. Em plena quinta-feira. O que fazer?

Resolvemos almoçar fora, na esquina de casa mesmo (contrariando a teoria de que existem lugares ~ perto demais ~). E resolvemos mudar o ‘de sempre’. Como pessoa de hábito, mudar o pedido de sempre é quase uma revolução na minha vida. Da velha salada ou do penne, hoje eu pedi nhoque. O almoço estava ótimo, o restaurante estava sendo decorado para a copa do mundo (que eu nem lembrava que ia acontecer) e o sol estava brilhando.

6 lugares onde você pode me encontrar nas Graças e arredores

De lá, nós partimos até a um dos meus locais favoritos – e que merece ter seu próprio post em algum momento, podem aguardar – no bairro vizinho: Sebo da Torre.

A falta de carros ao redor traz um silêncio que ficou ainda mais evidente dentro do sebo. Os livros (montanhas e montanhas deles), a paz, a sensação de termos parado no tempo que estar em um sebo me traz pareciam ainda mais fortes nessa quinta com um jeito esquisito de fim de semana. Os únicos sons eram Gypsy Kings tocando e o eventual “”Helô, vem ver esse livro”. Sai de lá com quatro livros novos (mas velhos!) e uma lista mental para minha próxima visita (inclusive, o Sebo vai ficar fechado entre os dias 1 e 12 de junho!).

O sol já tinha baixado e caminhamos ainda mais um tanto até o Lalá Café. Pedimos sodas italianas (já provei as três!), relaxamos e quando olhamos ao nosso redor, já era noite.

Um dia inteiro sem carro, um dia inteiro baseado em caminhadas, um oásis de pequena paz no meio da semana. Mas amanhã é outro dia, eu tenho aulas para dar e espero que o ônibus não demore tanto assim!

O Sebo da Torre fica na Rua José Bonifácio, 674, Torre, Recife/PE.