Nem só de prédios e trânsito vive as Graças. São casarões e mansões que remontam a diferentes períodos da História. Apesar disso,  nem sempre quem mora ou frequenta o bairro se dá conta do patrimônio arquitetônico da área. Foi pensando nisso que o PorAqui convidou o jornalista Josué Nogueira, criador do site Antes que Suma, para um passeio pelas ruas das Graças. 

Josué coleciona casas antigas e construções seculares nesse projeto que pretende reunir arquitetura, história e afetos.

O projeto surgiu quando Josué viu que precisava fazer algo que valorizasse o patrimônio arquitetônico da cidade. "Moro no Recife há mais de 30 anos. Sempre vivi em bairros centrais, onde existem casas e prédios antigos, públicos e privados, carentes de preservação e em risco de serem derrubados para dar lugar a espigões e/ou estacionamentos. O interesse ou a preocupação veio desse contexto", conta. 

Preservação – "A cidade perde a identidade quando um casarão é derrubado. Fica menos Recife. A cada vez que se derruba um prédio desses, ficam menos histórias, menos memória, menos afeto", diz Josué, que já passou pelo Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. 

Nos jornais, atuou como repórter e editor de Economia e como colunista de Política. O projeto surgiu em 2014, como forma de documentar o patrimônio arquitetônico e histórico do Recife.

"Apesar das adversidades, o bairro ainda mantém uma quantidade relativa de construções que contam a história do Recife", analisa.

Veja o vídeo:


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: gracas@poraqui.news