Se você ainda não está entendendo muito bem por que as pessoas estão viradas, doidas e loucas atrás de gasolina, chegando ao ponto de pagar R$ 8,99 por UM LITRO de combustível, a gente vai te contar o que está rolando. ?

É pra todo mundo entender tudim e não sair por aí sendo donzelo e espalhando pala, beleza? ?

1. ‘A gasolina acabou’ é o novo ‘Tapacurá estourou’? 

(Meme maravilhoso do Brega Bregoso)

É, só que ao contrário.

A Petrobrás anunciou na última terça (22) que o valor da gasolina iria ter um reajuste de 0,9%; e o valor do diesel, de 0,97%. Os dois combustíveis já acumulam uma alta de mais de 12% no mês.

Com isso, caminhoneiros de todo o Brasil realizam, há quatro dias, protestos em ao menos 17 estados pedindo a redução de impostos sobre o óleo diesel e a mudança da política de aumento de combustíveis adotada no governo Michel Temer.

Mas não é só isso! O assunto não é preto no branco, feito feijão com arroz. O assunto é bem complexo. Petrobrás, política externa, mercado do petróleo, subutilização das nossas refinarias, interesse empresarial e até caminho pra uma intervenção militar são alguns dos pontos que podem estar também por trás dessa grande paralisação.

Ou seja, com tudo parado não tem reabastecimento: de gasolina nos postos, de alimentos nos mercados, de frutas na feira… Mas calma, viu? Não seja o donzelo que fica reclamando do protesto antes de entendê-lo, não.

2. A gasolina do mundo vai acabar? Eu nunca mais vou andar de carro? 

“Ela gosta de gasoliiiiiiina (me dá mais gasoliiiiiina)” – Daddy Yankee

Calma, calma, pequeno gafanhoto. A gasolina não vai acabar. Muito provavelmente sua frutinha já já estará no mercado. Agora, o que pode acontecer (e já está acontecendo) é o que a gente já tá acostumado mesmo: se lascar um pouco.

Desde ontem, o Grande Recife Consórcio de Transporte (que gere nosso incrível transporte público de qualidade ?), reduziu em 8% o número de viagens realizadas pelos ônibus da Região Metropolitana do Recife em decorrência do desabastecimento de combustível.

Pra hoje, o Grande Recife já informou que haverá “inevitável diminuição do número de viagens no horário de pico”. Ou seja, hoje é dia de pegar aquele metrozinho topper LOTADO. ?

3. Tá tendo arrastão? 

Se você faz parte das pessoas que se utilizam do famigerado zapzap, com certeza está por dentro da nova doença: o pânico generalizado do tanque vazio. Pra pegar esse vírus, basta receber um áudio aleatório de alguém muito nervoso falando que fugiu de um arrastão perto de um posto de gasolina ou que ficou a pé na rua.

Então, bora evitar o caos desnecessário e não compartilhar áudios que a gente não sabe a procedência?  Falou, valeu. ?

4. E quais são os transportes alternativos?

Choque de Cultura, os maiores nomes do transporte alternativo do país. (foto: divulgação)

É nesses momentos que bate aquele saudade danada do ex… O ex ônibus elétrico do Recife. ? Se tu é novinho, provavelmente não sabe dessa informação, mas no Recife o futuro já chegou e foi embora: na década de 60 foram instalados os trólebus, como eram chamados os ônibus que funcionavam com energia elétrica.

Lhes apresentamos o ônibus elétrico (Foto: Tércio Solano)

O problema é que eles davam choque adoidado na galera e foram ficando defasados até serem completamente extintos em 2001.

Agora, se teu lance é um espírito mais livre e voador, dá pra arrumar um Zeppelin. A gente tem vocação: sabia que a única torre de Zeppelin do mundo fica no Recife, no bairro de Jiquiá?

O Graf Zeppelin sobrevoando o Recife na década de 1930 (Foto: Reprodução)

Tem essas opções aí. Ou então, vale o bom e velho expresso canelinha e a bicicleta. ?

A linha de busão CDU (Várzea) e o bonde onde tudo começou

5. O que eu vou fazer do meu dia sem gasolina?

A nossa sorte é que o ser humano (ainda) não é movido a gasolina. Todo mundo tem que trabalhar, tem que estudar, tem que namorar também (pra quem consegue)… A vida não para, né? Então, a boa sugestão é aproveitar mais o que dá pra fazer a pé e de bike. Já pensou passar um dia todo utilizando transporte limpo?

Viva o seu bairro. Almoce num lugar pertinho de casa. Procure um café com internet pra trabalhar. Aproveite pra passar naquela galeria do bairro. Visite um museu de graça. E pra ficar ligado em tudo que está rolando, tem o PorAqui! ?

E além de tudo, vejam só que oportunidade maravilhosa de ser romântico:

Eu não tenho carro…

21 gírias que só quem é recifense conhece (e entende)

E olhe que quase que este texto não é escrito por falta de gasolina. ?

Atualizado em 24/5/18, às 14h27