A carbonara é um dos meus pratos italianos prediletos, só de pensar nele meus olhos brilham. ? É bem simples e rápido de fazer, cerca de 20 minutos e ele está pronto, sem exagero!

Existem versões com creme de leite, mas na receita original não tem. A versão que faço também não é a original (chega próximo), pois utilizo bacon ao invés da pancetta, que é um embutido feito com o toucinho do porco curado com sal e algumas especiarias.

Outro ingrediente que não utilizo é o queijo pecorino. Em seu lugar, coloco o nosso conhecido parmesão – não que a receita não leve o parmesão, utiliza também, porém só coloco ele.

De qualquer forma, fica, para mim, uma delícia e, hoje, vou mostrar a vocês como faço. Espero que vocês também gostem! ?

Ingredientes

    • 250g de bacon
    • 300g de espagete ou talharim
    • 3 ovos
    • 150g de de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Coloque a água para preparar o espaguete/talharim no fogo e adicione um fio de azeite. Quando a água ferver, coloque o espaguete/talharim e, em paralelo, comece a fritar o bacon no fogo baixo. Quando ele soltar bem a gordura, pode desligar. Vai ser mais ou menos o tempo que o espaguete/talharim cozinha, uma média de 8 a 10 minutos.

Enquanto o espaguete/talharim e o bacon estão no fogo, misture o queijo, os ovos e, caso goste, adicione um pouco de pimenta moída.

Quando o espaguete/talharim estiver pronto (al dente é o ponto ideal), misture com o bacon. Misturar com a gordura que soltou do bacon fica a seu critério –  eu prefiro colocar somente o bacon junto à massa e jogar a gordura fora.

Depois de juntar o espaguete/talharim com o bacon, adicione a mistura de ovos com queijo e misture bastante. Lembrando que tudo isso é feito rapidamente, para não perder o calor da comida que é o que faz o ovo e o queijo cozinharem.

Pronto! Seu espaguete à carbonara já pode ser servido! ?

Aprendi a fazer esta receita assistindo ao programa Cozinheiros em Ação, com o Olivier Anquier.


Por Metidos a Chef
O Metidos a Chef surgiu quando o casal Krix Apolinário e Rubens Luiz começou a dividir com amigos suas aventuras na cozinha através de um grupo na Internet. Para compartilhar as receitas com mais pessoas, o Metidos a Chef virou blog, Instagram e Facebook. Recentemente está também no Youtube, para mostrar as receitas com mais detalhes e facilitar para as pessoas que não gostam muito de fazer sem ver sendo feito.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.