Diante das agruras do mundo, reclamar de coisas como o primeiro item da nossa lista realmente não tem importância alguma. Mas essas pequenas coisinhas também precisam ser ditas. E coisas maiores, como a falta de um ônibus que nos leve para a praia em uma viagem só e o mau planejamento das nossas ciclofaixas. Aqui vai um pequeno desabafo.

Dizer que é tudo é Graças, Casa Forte e Casa Amarela

Por incrível que pareça, não é. Tem um monte de bairro entre esses dois e além: Tamarineira, Parnamirim, Alto José do Pinho, Mangabeira, Poço da Panela (que inclusive é bem maior territorialmente que Casa Forte), Apipucos, Monteiro, Morro da Conceição, Encruzilhada, Macaxeira…enfim, um montão.

LEIA TAMBÉM
Cinco ótimas promoções em bares da Zona Norte

A má ligação entre as ciclofaixas

Em uma cidade má planejada como o Recife, a Zona Norte parece até privilegiada por ter as duas ciclofaixas da Estrada do Arraial e da Estrada do Encanamento. Mas as conexões entre elas são péssimas. A da Estrada do Arraial, por exemplo, termina em um nada na Av. Dezessete de Agosto. E quem sai da Estrada do Encanamento é “jogado” ali no giradouro no meio de carros e ônibus. Lamentável.

Ciclofaixas foram implementadas em 2012. Foto: PCR

Confundir a Avenida Rosa e Silva com a Estrada do Arraial

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Só porque a uma é a continuação da outra, não significa que são a mesma via. Depois do cruzamento com a Cônego Barata, até chegar na Av. Dezessete de Agosto, é tudo Estrada do Arraial.

Dizer que a praia é longe da ZN

Bem, a culpa nem é tanto da gente, né? Apesar do Recife ser uma capital com uma extensão territorial relativamente pequena e da distância da praia para a Zona Norte ser uns 10 quilômetros (do Pina para Casa Amarela, por exemplo), simplesmente não existe um ônibus que faça a ligação direta entre a praia e a Zona Norte. Para chegar lá, é preciso pegar no mínimo dois coletivos.

Ter que ir no centro em busca de preços melhores

Ok, deve ser culpa dos aluguéis mais caros, mas é uma contramão ter que ir até o centro da cidade quando se quer aproveitar uma promoção. Ok, temos o centro de Casa Amarela. Mas nem tudo encontramos por lá, como as grandes lojas de departamentos (só tem uma na ZN toda: a C&A do Plaza! que é bem pequena, por sinal) e lojas de artigos para festas (as da ZN são caríssimas!).