2 bilhões de views, 500 mil seguidores nas redes sociais, uma indicação ao Grammy Latino, brinquedos licenciados, shows pelo Brasil com três equipes diferentes. Estamos falando do Mundo Bita, uma animação genuinamente pernambucana, produzida na Mr. Plot, um estúdio localizado nos Coelhos, Região Central do Recife.

O mágico Bita e sua turma começam 2019 com um novo projeto: a Rádio Bita. Se nos clipes musicais do querido mágico as canções são inéditas, com temáticas dedicadas à infância, na Rádio Bita, músicas do cancioneiro popular brasileiro serão reinterpretadas e animadas.

A estreia será no canal do Youtube, na primeira sexta-feira de janeiro, dia 4, com a música Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos. Já o tema da próxima temporada do Mundo Bita é o circo.

Os sócios da Mr. Plot: Felipe Almeida, Chaps Melo e João Henrique Souza

E vem mais novidade por aí. “A gente tem o projeto de, em 2019, começar a série de dramaturgia, com episódios de 5 minutos”, conta Felipe Almeida, um dos sócios da Mr. Plot, junto com Chaps Melo e João Henrique Souza.

Origem

Apesar do sucesso retumbante, o Mundo Bita teve uma origem singela e despretensiosa, se é que podemos chamar amor de pai e mãe assim.

Antes do nascimento da primeira filha de Chaps Melo, Anabel, ele e a mãe dela, Ivana Souza, estavam em busca de uma decoração pro quartinho do bebê.

Como gostavam muito do Grande Circo Místico, o tema escolhido foi o mundo circense. E foi aí que surgiu o Bita, que ainda nem tinha esse nome, mas tinha  a mesma carinha (e a mesma pança ?). Olha ele aqui!

O primeiro “Bita” desenhado por Chaps Melo para o quarto da filha Anabel.

Quando os amigos e então sócios de uma empresa de tecnologia, que ainda não era a Mr. Plot, foram se tornando pais na mesma época, acabou surgindo uma necessidade de se voltar para o público infantil. Isso em 2013. Foi quando Chaps teve a ideia de resgatar aquele personagem que estampava a parede do quarto da filha, criado em 2010. Pode-se dizer que Bita tem 8 anos, a mesma idade de Anabel. O nome do mágico foi que veio depois.

Com o personagem escolhido, deu-se o batismo. Bita era um jogador do Náutico do qual o pai de Chaps gostava muito. Segundo ele, não foi homenagem ao time nem nada. A palavra tinha uma sonoridade massa, facilmente traduzível para outras línguas. Bita era um nome ótimo para a criançada lembrar.

Bita não é o cantor

Apesar de muita gente achar que é Bita o grande cantor, na verdade um dos Plots, seus ajudantes, que é o verdadeiro artista (a voz é de Chaps).

Nas animações musicadas do Mundo Bita (as canções são de autoria de Chaps e de João Henrique Souza), entram temas “mais óbvios”, como preservação da natureza e criação dos filhos até questões atualíssimas, como igualdade de direitos para meninos e meninas e inclusão de deficientes físicos. “São temas que não eram pensados antigamente, temas do mundo atual”, explica Chaps.

Ele conta que muitos dos temas surgem de demandas das famílias nas redes sociais. “A gente falou esse ano de ficar doente, que era um tema que a gente nunca tinha pensado, mas importante, já que em toda família a criança pode ficar doente”.

O resultado é o clipe Tô Dodói:

Para temas mais delicados, a equipe da Mr. Plot consulta especialistas. “Quando a gente falou da inclusão dos deficientes físicos, A diferença que nos une, a gente foi buscar com o pessoal da AACD, que é parceira nossa”, diz Chaps. “Além disso, toda vez que a gente faz um show aqui no Recife, a gente busca fazer uma sessão extra com os participantes da AACD, com a galera que é  portadora de necessidades especiais”.

Bita & Bituca

Grammy Latino, 2 bilhões de views… Se você pensa que esta é a medida do sucesso para o criador do Bita, acho que você pode ficar tocado com o que ele conta ao PorAqui. “O que mais me impactou foi quando o Milton Nascimento aceitou nosso convite pra fazer a parceria no clipe de Trem das Estações”, revela Chaps. “Um cara desse tamanho, um gênio da música mundial. Foi quando eu vi que a marca é realmente muito grande”. (A música está no DVD Bita e a Natureza, disco que concorreu ao Grammy Latin).

A “amizade” do gênio da música brasileira com o mágico Bita se fortaleceu mais ainda quando Milton, cujo apelido de infância era Bituca, retribuiu o convite à Mr. Plot e convocou Bita e sua turma para gravarem a música Bola de gude, bola de meia.

O Mundo Bita lançou, há duas semanas, o canal em português de Portugal, e também existe a versão em espanhol. Já parou pra imaginar a decoração do quartinho do seu filho famosa no mundo todo? Pois é, acontece. E não é mágica! ?

Onde você pode ver o Mundo Bita: no canal Mundo Bita no Youtube, no canal da TV a cabo, Discovery Kids e na Netflix