De 8 a 15 de agosto, acontece mais uma edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion, que, este ano, ocupará a Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, nas salas do Derby e do Museu (Casa Forte), além de chegar às cidades de Triunfo, no Cine Teatro Guarany (dia 9), e Caruaru, no Armazém da Criatividade (13 a 15), em parceria com o Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Toda a programação é gratuita.

Durante o festival serão exibidos 75 filmes, de 32 países. Além dos filmes convidados e da mostra competitiva, o festival oferece master classes, oficinas para iniciantes e profissionais, para jovens surdos e ensurdecidos e atividades infantis.

Confira AQUI toda a programação do Brasil Stop Motion.

Hoffmaniada (Foto: Reprodução)

O Brasil Stop Motion também terá, em mais um ano, a sua mostra com acessibilidade comunicacional para pessoas cegas, com baixa visão, surdos e ensurdecidos. Nesta edição, o festival Motion recebeu mais de 200 filmes de 48 países.

“Toda a equipe do Brasil Stop Motion está vibrando com a programação que iremos oferecer ao público nesta edição. Já não é novidade que os filmes em animação stop motion são de uma delicadeza ímpar, mas, este ano, realmente foi difícil fazer uma seleção diante de tantos trabalhos impactantes e preciosos que recebemos”, conta Ana Farache, idealizadora e diretora do festival.

LEIA TAMBÉM:
Cinema com sotaque italiano ganha destaque na tela do São Luiz

Estreia e homenageado

A abertura, na quarta (8), contará com a estreia na América Latina do longa Hoffmaniada, do diretor o russo Stanislav Sokolov, grande homenageado do Brasil Stop Motion este ano, e que estará presente durante todo o festival. A exibição de Hoffmaniada será no Cinema da Fundação/Derby, às 19h30, com entrada gratuita e censura livre.

O diretor o russo Stanislav Sokolov é homenageado do Brasil Stop Motion (Foto: Divulgação)

O desenvolvimento e produção do filme durou mais de uma década, e resultou em uma animação encantadora. Hoffmaniada é baseado nos três contos Klein Zaches, The Golden Pot e The Sandman, do escritor alemão E.T.A. Hoffmann (1776-1882).

O longa narra a história do jovem advogado, músico e escritor Ernst, que é enfeitiçado por uma bruxa, pelo charlatão Coppelius e o relojoeiro Paulmann. Eles conspiram contra Ernst, enquanto o sábio Archivarius Lindhorst tenta ajudá-lo.

Nomes internacionais

Além de Sokolov, que fará uma master class aberta ao público, na quinta (9), o festival traz o animador Igor Khilov, responsável pela construção e animação dos bonecos do filme.

Igor Khilov também participa do Brasil Stop Motion (Foto: Divulgação)

O festival também terá como convidados os cubanos Yohan Madrigal, Pedro Hernandez Herrera e Aramis Acosta que irão realizar master class e oficina de roteiro.

Além da animação de estreia, o Brasil Stop Motion exibirá outro longa como filme convidado, Laika, da diretora Aurel Klint, da República Tcheca. A ficção faz uma homenagem à famosa cachorrinha Laika que, em 1957, ficou conhecida mundialmente por ter sido enviada ao espaço.

Caruaru

Pela primeira vez, o Festival Internacional Brasil Stop Motion chega a Caruaru, no agreste pernambucano, numa parceria com o Armazém da Criatividade do Porto Digital e o Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE.

Confira AQUI a programação do Brasil Stop Motion em Carauru.

Festival Internacional Brasil Stop Motion
8 a 15 de agosto

📍 Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Derby | Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife (PE)

📍 Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Museu | Avenida 17 de agosto, 2187 – Casa Forte – Recife (PE)

📍 Armazém da Criatividade – CAA/UFPE | Rodovia BR 104, km 62 s/n – Caruaru (PE)

📍 Cine Teatro Guarany | Praça Carolino Campos – Triunfo (*PE)