#PraTodoMundoVer: Cena do filme “FotogrÁfrica” de Tila Chitunda. Uma mulher negra olha para cima e sorri. Na legenda: “[Beth] Rapaz, ficaria muito feliz com Dona Amélia aqui no coco”. No canto inferior direito, a intérprete de Libras Poliana Alves.

Você sabia que há legendas com características específicas para o público com deficiência auditiva? Que a legenda, além da tradução em Libras, é um recurso necessário de inclusão das pessoas surdas e ensurdecidas? E a campanha da Legenda Nacional, que tem como slogan Legenda para quem não ouve, mas se emociona, você conhece?

Onde estão as pessoas com deficiência na produção cultural? Vem que o Janela diz!

Se você disse não a, pelo menos, uma dessas perguntas, então é hora de você assistir ao novo vídeo do Janela dos Dias sobre a Legenda para Surdos e Ensurdecidos, a LSE, ou legendas descritivas, como também podem ser chamadas.

Essas legendas são usadas em produtos e material audiovisual e é uma tecnologia assistiva de inclusão de pessoas surdas e ensurdecidas que compreendem a língua portuguesa.

Nessa edição, Carlos di Oliveira bate um papo com Flávia Machado, coordenadora de acessibilidade da TV Aparecida e uma das profissionais de legendagem do Projeto Alumiar, do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, e com Marcelo Pedrosa, arquiteto e urbanista idealizador da campanha da Legenda Nacional, que faz 14 anos de vida nesse ano.

Que tal vir sacar mais sobre esse tema – e usar a LSE nos seus vídeos do Youtube? ?

Sobre o Janela dos Dias

Janela dos Dias é um canal que fala sobre acessibilidade na cultura por meio de vídeos com acessibilidade comunicacional, ou seja, com os recursos de audiodescrição (voltado para pessoas cegas e com baixa visão), legendas para surdos e ensurdecidos e Libras.

Os vídeos são lançados quinzenalmente, sempre abordando os espaços com acessibilidade, pessoas que trabalham na área e pessoas com deficiência atuantes como produtores culturais.

O tradutor de Libras pernambucano Carlos di Oliveira apresenta o canal Janela dos Dias no Youtube (Foto: Divulgação)