#PraTodoMundoVer: Descrição: A tela do cinema exibe o rosto de Felipe Mianes. Na parte inferior, a legenda, “A deficiência faz parte de mim, mas sou muito mais do que ela”. No canto inferior esquerdo, uma intérprete sinaliza em Libras. Foto: Manuela Salazar/Festival VerOuvindo

O canal Janela dos Dias estreou na quinta-feira, 12 de abril, para falar de um tema que muita gente ainda não conhece ou não entende muito bem: o que é acessibilidade? ?

No nosso primeiro vídeo, Carlos di Oliveira apresenta o canal, explica qual a importância dos recursos de inclusão comunicacional para as pessoas com deficiência, comenta o que são tecnologias assistivas e traz um convidado da casa, o consultor de Libras surdo do canal, Alessandro Vasconcelos.

O Janela dos Dias vai trazer, quinzenalmente, vídeos sobre acessibilidade na cultura em Pernambuco e em outros estados também. E, claro, com conteúdo acessível a todos, por meio de recursos como a audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos e tradução para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. ?

Vem com a gente abrir as janelas da acessibilidade para o mundo!

Sobre o canal Janela dos Dias

O Janela dos Dias é um canal que fala sobre acessibilidade na cultura por meio de vídeos com acessibilidade comunicacional, ou seja, com os recursos de audiodescrição (voltado para pessoas cegas e com baixa visão), legendas para surdos e ensurdecidos e Libras.

Os vídeos são lançados quinzenalmente, sempre abordando os espaços com acessibilidade, pessoas que trabalham na área e pessoas com deficiência atuantes como produtores culturais.

(Foto: Divulgação)

O Janela dos Dias é apresentado pelo intérprete de Libras Carlos di Oliveira, conta com a produção de Emerson da Cunha, Pollyana Calado e Túlio Ricardo, além de consultoria de Libras de Alessandro Vasconcelos e do trabalho da audiodescritora Liliana Tavares. O canal é um dos selecionados do edital Juventude Vlogueira, do Ministério da Cultura/Governo Federal, sendo o único de Pernambuco e o único do Brasil a falar sobre acessibilidade.