Hoje é segunda e você aí com a maior saudade do fim de semana, estou certa? Entre um café e outro, fica sonhando com o próximo feriado que será na Semana Santa, não é verdade? ERRADO! Pode ir se animando, que semana que vem, mais especificamente na terça-feira, será a estreia do mais novo feriado estadual: 6 de março será agora dedicado à Data Magna de Pernambuco.

Revolução de 1817 é contada através de cenários onde História aconteceu

Entenda

O novo feriado foi aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, pela Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017.

Mas por que 6 de março é tão importante assim que virou feriado? É que a data marca o dia dedicado à Revolução Pernambucana de  1817, que em 2017 alcançou o bicentenário.

Enquanto você estará lá, curtindo a praia, funcionários da Alepe vão hastear a bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo, ali na Praça da República, no Bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, e também colocarão flores no Monumento aos Revolucionários, também na Praça da República.  Dentro das comemorações, ainda vai ser realizada um Reunião Solene para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, entre outras ações.

Um pouco de História

A data 6 de março marca o estopim da Revolução de 1817. Você com certeza já ouviu a expressão “Leão Coroado”, mas sabe o que ela significa? Essa era a alcunha do capitão José de Barros Lima, que, neste histórico dia, matou o comandante português que queria lhe prender e acabar com os atos de rebeldia do grupo que queria a independência do Brasil de Portugal.

A morte do Brigadeiro Barbosa, o tal comandante português, foi o primeiro ato do movimento anticolonialista que faria de Pernambuco e outros Estados aliados independentes de Portugal por 74 dias.

Apesar de tudo voltar a ser mais ou menos como antes, para o historiador Oliveira Lima, foi “a única revolução brasileira digna desse nome”.

O movimento estaria na vanguarda da independência do Brasil, que aconteceria cinco anos depois, em 1822.

Novidade, mas nem tanto

Em 1917, portanto cem anos depois da Revolução Pernambucana, também foi decretado feriado, só que dessa vez, nacional.

Agora você está pronto pra curtir o feriado e vai poder se amostrar à vontade com seus novos conhecimentos de História Pernambucana! ?