A partir desta terça-feira (27), delegações de todos os estados do Nordeste participam do Encontro Regional de Agroecologia. O ERÊ/NE é um dos cinco eventos regionais preparatórios para a realização do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), que acontecerá em Belo Horizonte/MG, de 31 de maio a 03 de junho deste ano, reunindo mais de 2.000 agricultores, agricultoras, estudiosos e interessados na temática.

“O Encontro é também uma oportunidade de buscar convergências com outras organizações que não fazem parte diretamente do campo agroecológico, mas entendem a agroecologia como importante para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento. Não há agroecologia sem diálogo com os movimentos urbanos, da cultura popular, redes e movimentos feministas, coletivos de comunicação, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, entre outros”, explica Alexandre Pires, coordenador da ONG pernambucana Centro Sabiá e um dos organizadores do ERÊ.

4 motivos para você frequentar o Espaço Agroecológico de Setúbal

Encontro Regional é preparatório para o ENA, que será em Belo Horizonte (Imagem/Divulgação)

No Recife, serão dois dias de atividades que acontecerão no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE). Neste período, serão definidas as oito experiências territoriais agroecológicas que irão compor as Instalações Pedagógicas do Nordeste no IV ENA.

A expectativa é que participem cerca de 150 pessoas, com representantes das lutas de mulheres, juventudes, comunidades tradicionais, pescadores/as artesanais, movimentos sociais e da academia (especialmente dos núcleos de agroecologia.

Feira orgânica das Graças completa 20 anos

O IV ENA é convocado por dezenas de organizações, redes e movimentos sociais de todo o Brasil, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e terá o tema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”. Aqui no Recife, está prevista uma roda de conversa sobre a temática; realização de um carrossel de quatro experiências agroecológicas desenvolvidas em rede em territórios da Bahia, Pernambuco e Ceará; e seis seminários temáticos:

Mulheres, feminismo, economia feminista e combate à violência;
Mudanças climáticas e água: conservação e democratização do acesso e gestão;
Construção do conhecimento agroecológico, comunicação, cultura e educação do campo;
Agriculturas urbanas, direito à cidade e juventudes;
Sementes, sociobiodiversidade e plantas medicinais;
Políticas públicas para a agroecologia.

? Encontro Regional Nordeste de Agroecologia (ERÊ/NE)
Dias 27 e 28 de fevereiro.
? Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
? Saiba mais aqui.

*Com informações do site da ASA Brasil.