No vídeo acima, a primeira vinheta comemorativa dos dez anos do projeto Som na Rural (2018) , produzida a partir das ilustrações da artista Joana Lira , animadas por Anderson Fernandes e sonorizada por Neilton do Devotos.
O produtor cultural Roger de Renor estava vendo vídeos antigos do Som na Rural – projeto que coloca várias expressões artísticas em uma Rural reformada – , quando se percebeu diferente. “Vi que eu tava com a cara esticada e um negócio no braço, que era de uma queda de moto que eu tinha levado. Quando eu olhei a data, levei um susto: dezembro de 2008! Aí falei com Niltinho (Nilton Pereira, também produtor do projeto) ‘vamos fazer alguma coisa para marcar a data’. Imagina se a gente só lembra dos 10 anos quando já fez 11 anos?”, ri.
Leia também
Felipe do Jordão e a visão de um MC iniciante
Para abrir as comemorações, foi lançada uma vinheta especial dos 10 anos, que, como muita coisa feita ao longo dessa jornada, foi colaborativa. “Pedimos para a artista Joana Lira fazer um selo comemorativo e ela fez várias marcas e possibilidades, e aí a gente terminou juntando elas: Anderson Fernandes viu um movimento e fez a animação. Faltava a música. Fizemos o encerramento da exposição de Neilton (da Devotos) e mostramos para ele, que sonorizou”, conta Roger.
Daí nasceu a ideia de se chamar também outros músicos para também sonorizar a vinheta: Maciel Salu deve ser o próximo. “Mombojó também vai fazer uma. É uma coisa pequena, mas a sonorização é uma identidade que o artista coloca ali. O Neilton colocou uma guitarra distorcida que é bem a cara do Devotos. A de Maciel Salu vamos usar para a cultura popular e assim por diante”, conta.
A vinheta foi usada pela primeira vez para o clipe da nova música da Devotos, Fé demais, que o Som da Rural gravou. A música foi lançada em primeira mão no encerramento da exposição e do catálogo dos 30 anos da banda no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), na Boa Vista. Confira abaixo: