Na manhã do próximo sábado (15), Paulista receberá a 1ª Caminhada Setembro Amarelo de Paratibe, marcando o mês de consciência contra o suicídio, que visa chamar atenção da sociedade para os alarmantes índices de suicídios no mundo, especialmente entre os mais jovens. A ação é uma realização do projeto No Mundo do Lua, que atende jovens em situação de depressão e vulnerabilidade.

LEIA TAMBÉM:

Setembro Pela Vida: Casa Astral promove ações solidárias de saúde mental

A ocasião reunirá artistas em prol da causa, como Cristina Amaral, Nena Queiroga, Ed Carlos, Michele Melo, Bella Maria, o escritor Sidney Nicéas e o grupo de maracatu Maracalua (formado por crianças e jovens atendidos pelo projeto), além de personalidades como o médium Fernando Ben. Os maiores destaques, contudo, serão dezesseis mães de jovens que se suicidaram, de vários estados do Brasil, que também têm presença confirmada.

O evento terá sua abertura na sexta (14), às 19h, no Ginásio Municipal de Paratibe, com a palestra de Fernando Ben sobre depressão. Já no sábado (15), haverá concentração no Mangueirão às 9h e um trio elétrico puxará a caminhada pelas ruas da cidade até o Almoço do Dadai, com abraçaço, apresentações musicais, performances e momentos de orações. O evento tem entrada franca em ambos os dias. Informações pelo telefone: (081) 98623-1181.

Projeto No Mundo do Lua

O Projeto No Mundo do Lua atende jovens que sofrem de depressão, vítimas de agressões, com propensão ao suicídio. O objetivo maior é o acolhimento, o atendimento psicológico através de profissionais voluntários, a integração e reintegração social através da cultura, do esporte e do lazer. O projeto foi criado por Sibely Fernanda, mãe de Luan, jovem que se suicidou há quase três anos e que influenciou o nome e o projeto em si.

Nesse sentido, o No Mundo do Lua mantém um grupo de Maracatu, o Maracalua, e promove eventos e oportunidades de buscar recursos para continuar oferecendo serviços a esses jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto acontece em Paratibe, Paulista, sob o trabalho de incansáveis voluntários.

Sidney Nicéas é escritor e tem cinco obras publicadas, sendo a mais recente “Noite em Clara – um Romance (e uma Mulher) em Fragmentos”. Realiza palestras, workshops e oficinas de Criatividade e Escrita e é apresentador do programa “Tesão Literário”, na TV Pimenta (webtv). Contato: sidneyniceas@gmail.com.

 

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.