Uma das casas de massas mais tradicionais do Recife está funcionando na Madalena (na Rua Real da Torre, 1060). A Pizzaria da Nonna foi fundada em 1969, no Cabanga, e fez história com pratos como o filé à parmegiana, a tradicional lasanha vulcânica e as pizzas. Claro! ????

Tudo começou com a matriarca de uma tradicional família italiana, dona Angela Borsellino. Depois de vir para o Brasil com seus familiares fugindo das dificuldades da 2ª Guerra Mundial, ela começou a fazer comida para vender e em 1969 criou no Cabanga a Pizzaria da Nonna, que funcionou por 35 anos numa casa que ficava abaixo do Viaduto Joana Bezerra.

Pizzalize: pizza vegana, saborosa e solidária na Rua da Hora

Após o falecimento de Dona Angela, a Nonna ainda passou cinco anos nas Graças, sob o comando de um dos seus filhos (Gaspar). Com o fechamento também no bairro da Zona Norte, dois antigos funcionários assumiram a marca e a em junho de 2016, Gleide Lemos e Severino Paz (o Biu), reabriram na Madalena com o compromisso de manter a tradição e qualidade da culinária.

Decoração simples remete às antigas cantinas italianas (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

Ir à Nonna é um passeio ao passado. A começar pelo garçom Luiz Pedro, que trabalha no restaurante desde 1983. Pedi a lasanha vulcânica e o sabor me lembrou realmente o prato que costumava ser o preferido da minha mãe, nos passeios de domingo lá no Cabanga. A decoração simples também é bem típica das cantinas mais simples italianas.

O que foge ao padrão? A televisão pode não agradar algumas pessoas. Também soa estranho pensar que atualmente a Nonna funciona em sistema de rodízio durante a semana (terça a sexta, a partir das 18h). Para mim, no entanto, deu até curiosidade já que os preços são bastante convidativos: R$ 17,90 dá direito a dez tipos de pizzas e por R$ 21,90 o buffet inclui as massas da casa.

Pizzaria da Nonna
Rua Real da Torre, 1060, Madalena
Terça a sexta, das 11h às 15h e das 18h às 21h45
Sábado, das 11h às 21h30. Domingo, das 10h30 às 21h30
Delivery: (81) 3222-2277 ou pelo Ifood

Vila Torre: uma hamburgueria que acumula prêmios e boas histórias