Nesta terça (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E o Recife vai ganhar uma semana inteira de atividades voltadas para o tema “Verde Urbano e Mudanças Climáticas”, promovidas pela Prefeitura do Recife. Nos próximos dias, haverá inauguração de horta orgânica, oficinas, seminários, plantios e atividades especiais no Econúcleo Jaqueira e no Jardim Botânico. A programação completa está no site da Prefeitura do Recife.

A programação abre nesta terça (5) com uma série de intervenções no Canal do Arruda, trabalhando a conscientização ambiental da população na limpeza urbana e na arborização. Entre as ações, a instalação de 19 caixas coletoras nas calçadas opostas ao canal (dos dois lados) e limpeza na via e o plantio de 40 mudas de árvores da Mata Atlântica em diversos pontos da área.

Semana do Meio Ambiente terá palestras, trilhas e plantio de mudas em Aldeia

Jardim Botânico (Inaldo Lins/PCR)

Também nesta terça (5) de manhã, estudantes irão passear pelo Rio Capibaribe, com o projeto Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Durante a semana, será realizada uma verdadeira “maratona ambiental”: além do passeio pelo rio, os estudantes seguirão para mais atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira ou no Jardim Botânico do Recife, no Curado.

Na terça (5) à tarde, o bairro de Joana Bezerra receberá o plantio de 280 de árvores. Entre os espaços contemplados, estarão os canteiros centrais próximo à Academia da Cidade e a própria área interna do equipamento.

A programação segue na quarta (6), com a inauguração da horta municipal de referência no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Junto com a horta, será lançado o aplicativo Replant (vencedor do Hacker Cidadão 5.0) que visa a estimular a agricultura orgânica e o compartilhamento da sua produção.

(Foto: Daniel Tavares/PCR)

Na quinta (7), às 14h, será realizado o seminário “Unidades de Conservação da Natureza: Construindo Planos de Manejo”, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. O evento irá envolver diversas instituições para o desenvolvimento de um estudo ambiental, que contemplará 25 unidades de Conservação da Natureza, que corresponde a 38% do território do Recife.

Os Planos de Manejo vão analisar o quanto esses locais estão preservados, a riqueza de sua flora e fauna, as pressões urbanas sofridas por eles, redefinir e harmonizar suas legislações e estabelecer os usos que terão.

Ainda na quinta (7), haverá plantio de mudas nos jardins do Hospital da Mulher do Recife, no Curado. Já na sexta (8), acontece o Comclima, com o tema “Juventude, Verde Urbano e Clima”, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. No evento, será apresentada a segunda edição do Manual de Arborização da capital pernambucana.

Fim de semana

Com a chegada do fim de semana, as atividades se intensificarão, com programação gratuita e totalmente aberta à população.

No sábado (09), no Econúcleo do Parque da Jaqueira acontecerão seis oficinas voltadas ao público adulto. Entre elas, as de flores comestíveis, horta orgânica, culinária sustentável e terrários. As inscrições acontecerão na hora, bastando chegar um pouco antes de começar.

Encerrando a programação, no domingo (10), o Jardim Botânico do Recife, no Curado, recebe o passeio do Olha!Recife. No local, o público irá conferir apresentação teatral, trilhas especiais para adultos e crianças, oficinas, entre outras atividades.

Junho Verde

Ao longo do mês – batizado “Junho Verde” – mais ações ambientais irão acontecer: palestras, visitas de estudantes à manguezais e áreas verdes, além de diversas ações em equipamentos de educação ambiental do Município.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A proposta é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.