A primeira edição do Festival de Jazz e Blues de Triunfo, município conhecido como o Oásis do Sertão pernambucano, foi divulgada. Nos dias 13 e 14 de julho, as portas do Cine Theatro Guarany, uma das 20 maravilhas de Pernambuco, estarão abertas, gratuitamente, para receber o público com apresentações de Jefferson Gonçalves & Uptown Band, AllyCats, Pajeú Jazz Band e Vintage Pepper.

O evento surge, quase como uma etapa complementar, do Circuito do Frio, época em que os termômetros da cidade marcam as menores temperaturas do ano. Em 2017, a cidade do sertão do Pajeú, segundo dados da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), atingiu a temperatura de 14,1º. A produção do evento é assinada pela Fliporto Editora, de Eduardo Côrtes, que produz, ao lado de Giovani Papaleo, eventos responsáveis por disseminar a cultura dos estilos no Brasil.

Allycats | Foto: Divulgação

“Nós fomos procurados pela própria prefeitura de Triunfo durante o Gravatá Jazz Festival. O prefeito acompanhou o evento e gostou muito. É fruto também do trabalho de 11 anos de JazzPorto (Porto de Galinhas), Rio Mar Jazz (Recife) e Caruaru com Papaleo. É um gênero muito específico que sempre procuramos espaço e, agora, estamos sendo procurados”, detalha Côrtes.

A curadoria foi feita em parceria dos dois produtores com patrocínio da Associação Comercial do Município de Triunfo, apoio da Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Triunfo e produção executiva da Mono. Com disposição para 200 lugares, a produção do evento, disponibilizará um telão na área externa para apreciação do público presente.

Longa Estrada

Com 20 anos de estrada, no mês de abril deste ano, a Uptown Band, comemora em Triunfo, o título recém-adquirido em Brasília pelo Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Blues. Na ocasião, somam sua força com uma referência na gaita do Brasil, o carioca Jefferson Gonçalves.

Uptown Band | Foto: Divulgação

A AllyCats, power trio formado por Daniel Diniz, Josias Campos e Carlos Cajueiro, baseia seu repertório em clássicos do rockabilly, vertente do rock surgida na década de 1950. Mas a força das distorções do grupo, refletem a variação oitentista do Stray Cats de Brian Setzer.

Na programação do festival, também estão agendadas as bandas Vintage Pepper e a Pajeú Jazz Band, esta última, representante local.

Programação

Sexta, 13 julho

19h | Abertura Oficial
19h30| Pajeú Jazz Band
21h | Vintage Pepper

Sábado, 14 julho

19h30 | Allycats
21h| Jefferson Gonçalves (foto 4) & Uptown Band