Conhecido por abrigar hoje um dos principais terminais integrados do Recife, o Largo da Paz, no bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade, já foi considerado pelo cineasta e jornalista Fernando Spencer a “Cinelândia do Recife”, por reunir cinco cinemas (Central, Eldorado, Éclair, Pathé e São Jorge).

Um dos mais movimentados foi o Cine Eldorado, projeto do engenheiro Jorge Martins inaugurado em 1937, com capacidade para 790 pessoas. A inauguração aconteceu com a exibição do filme Noite Triunfal com o ator e cantor Jan Kiepura.

Cine Eldorado – Foto: Diário da Manhã

Numa época em que a arquitetura dos edifícios, principalmente dos cinemas, representava o processo de modernização da cidade, o Eldorado era considerado um importante exemplar arquitetônico pela influência do estilo art déco.

Hoje, o cenário do Largo da Paz é bem diferente. A atmosfera de Cinelândia foi substituída por um intenso fluxo comercial e de transportes, com mercados, feiras livres e o terminal integrado que beneficia cerca de 2,5 mil pessoas diariamente.

Terminal Integrado do Largo da Paz é um dos mais movimentados do Recife

Os cinemas não resistiram às transformações urbanas e foram descaracterizados e adaptados para novos usos. Onde era o Cine Eldorado, hoje funciona uma igreja evangélica. Já Cine Central deu lugar a uma agência do Itaú.