Além de todas as dificuldades que envolvem o mercado fonográfico, para os moradores dos bairros de Piedade e Candeias, no Jaboatão dos Guararapes, ser músico e fornecer os cuidados básicos que os instrumentos requerem no dia a dia da profissão, acaba se tornando uma verdadeira odisseia. Ir à rua da Concórdia e seu tradicional aglomerado de lojas no bairro de São José, no Centro do Recife, para comprar um simples jogo de cordas pode ser um transtorno.

Para o músico Thiago Brandão, morador do bairro de Candeias, a opção de comprar no empreendedor local sempre foi a primeira. “Eu prefiro comprar aqui do que no centro, que além de tudo, está mais caro. Ainda tem a gasolina e o trabalho da viagem. Posso comprar baquetas, cordas, palheta, afinador, cabo, quase tudo no geral”, explica.

Pensando nessa dificuldade, o PorAqui selecionou quatro lojas que fornecem acessórios para instrumentos na região.

Estúdio Casona: um oásis da música em Candeias

Magazine Music & Acess

Encordoamentos para violões, guitarras e baixos, suporte para instrumentos de corda, pedais, afinadores, potenciômetros e até peças mais específicas, como molas para captadores e pequenos aparatos para bateria, são comercializados no tradicional Magazine, localizado no número 4660, avenida Presidente Castelo Branco, em Candeias.



Loja do Tio Bruninho

Numa das galerias mais badaladas atualmente, a The Garden Open Mall, em Piedade, é estabelecida a Loja do Tio Bruninho. Especialista em instrumentos musicais profissionais para crianças. Acordeons, clarinentes, xilolfones, violões, violinos e até pianos. Tudo pensando nas dimensões da faixa etária dos pequenos. Acessórios para instrumentos, como jogos de cordas, power clicks (tipo de amplificador para fone de ouvido utilizado em gravações), afinadores, kits de percussão, entre outros.

Tio Bruninho: instrumentos musicais e aulas para crianças em Piedade

Segredo Musical

Para quem mora nas proximidades do bairro de Prazeres, a Segredo Musical da rua Santo Elias, em Cajueiro Seco, vende, tem como forte a linha de instrumentos musicais profissionais. Teclados, violões, guitarras e baixos. Acessórios em geral também fazem parte do catálogo de vendas, como cabos, captadores e capotraste. A linha de microfones recebe uma atenção especial, e variações: com fio, sem fio e auricular. E quem quiser se arriscar de youtuber, dá para adquirir um lapela naquele precinho para profissionalizar o seu canal.



CR SOM

Na avenida Barreto de Menezes, principal que corta quase todo o bairro de Prazeres, a CR SOM, há cinco anos, vende Instrumentos musicais, como violões, guitarras, baixos, teclados e baterias. Na linha de acessórios, oferecem correia, encordoamentos, cabos e microfones. Para uma linha mais profissional, mesas de som, amplificadores e caixas amplificadas ativas e passivas. O local também disponibiliza de amplificadores de menor potência para uso caseiro.