São 361 edições da tradicional Festa da Pitomba, que acontece desde 1657, quando o general Francisco Barreto de Menezes, colocou a igreja do Monte dos Guararapes, à disposição para que fosse celebrada com festas e pompas, anualmente, Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do Jaboatão dos Guararapes. Este ano, os festejos têm início no Domingo de Páscoa e seguem até o dia 9 de abril, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

A partir das quinta-feira (5), serão realizados 21 shows no palco principal. Maestro Spok, Gerlane Lopes, Josildo Sá, Adilson Ramos, MC Tróia, MC Elvis, Banda Torpedo, Batista Lima e Fim de Feira são algumas das atrações divulgadas pela Prefeitura. Os concertos começam às 20h e seguem até meia-noite.

Oito dias para comer pitomba no Monte dos Guararapes | Foto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Segundo a Prefeitura, será montado um esquema se segurança com 420 profissionais, sendo 150 policiais militares, 180 guardas municipais, 90 bombeiros e dois carros de videomonitoramento. O Samu também estará de prontidão com posto médico, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e bombeiros.

Educativo

Algumas secretarias promoverão campanhas de conscientização, como o combate à violência contra a mulher, criança e adolescente, e teste rápido para diagnóstico e aconselhamento sobre DSTs (HIV, sífilis e hepatites).

A avenida Dr. Júlio Maranhão até o Monte dos Guararapes será interditada da segunda-feira (2) ao dia 8 de abril, para garantir um melhor fluxo nas noites do festejo.

Igreja do Monte dos Guararapes | Foto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes