Desde 2013, muros de ruas de Piedade e Candeias, no Jaboatão dos Guararapes, recebem as ilustrações de cores vivas e marcantes, que levam a assinatura do artista gráfico Luiz Amorim (46). Natural de Osasco, em São Paulo, o morador do conjunto residencial Dom Helder Câmara, não viveu os processos comuns dos artistas de rua, como os grafiteiros. Foi do papel para as paredes em pinturas comerciais com recursos instrumentais à base de ar comprimido, processo denominado aerografia.

“Meus trabalhos quando não têm relação comercial, são focados em passar mensagens de conscientização. Meio ambiente, causa indígena, o trabalho exercido pelo corpo de bombeiros e até o uso de drogas”, conta.

Pintura no muro do Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Prazeres | Foto: Divulgação

Influenciado pelo movimento Pop Art, que marcou a passagem da modernidade para a pós-modernidade, na década de 1950 e 1960, e a “perfeição” dos traços geométricos nas mãos de Luiz, invadiram as zonas urbanas dos bairros jaboatonenses. “É um trabalho minucioso e detalhado. Um pouco diferente da liberdade e abstração de outras artes de rua”, explica.

A arte psicodélica de Mandíbula INK em Candeias

As artes do paulista já fazem parte do roteiro turístico da cidade. É comum encontrar pessoas tirando fotos com suas pinturas. Entre as mais comentadas, um extenso muro exibe as faces de Raul Seixas, Jim Morrison, Bob Marley, Elvis Presley, Michael Jackson, Amy Winehouse, Kurt Cobain, Marilyn Monroe, John Lennon, Janis Joplin e Jimi Hendrix. “Esses têm relação com o uso excessivo das drogas. Pessoas que de alguma forma sofreram pelo abuso delas”, explica.

Referências da natureza e causa indígena em boa Viagem | Foto: Divulgação

Luiz explica que a inspiração para sua arte vem do amor pelo que faz e pela vida. Entre seus temas preferidos, a atividade exercida pelo trabalho do Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente, são um reflexo do seu pensamento. Quase todos os trabalhos de rua são iniciativas do próprio Amorim, que na intenção de divulgar o projeto, apresenta propostas para lojas, mercadinhos e até edifícios que estejam interessados em receber suas artes autorais.

Luiz Amorim | Foto: Facebook

Os próximos trabalhos do artistas serão no Supermercado Trevo e o no Casona Estúdio, em Candeias.

Luiz Aerografia
☎(81) 992883087
☎(81) 98657-3196