Longe dos bistrôs e cantinas da zona norte do Recife, o gaúcho José Azzarini, trata com carinho e muita vontade, diariamente, num pequeno restaurante em Candeias que leva o sobrenome da família, massas especiais que utilizam o método levain de fermentação natural, para trazer ao bairro jaboatonense, o sabor da gastronomia italiana.

De uma tradicional família gaúcha com forte presença na cozinha, o cozinheiro aprendeu dentro de casa, os caminhos básicos para a culinária. Sua mãe, doceira habilidosa, ensinou o beabá do fogão e, ainda adolescente, Azzarini já vendia pizzas feitas por ele mesmo, aos alunos do colégio que estudava.

José aprendeu com sua mãe os conceitos básicos da cozinha | Foto: André Soares/PorAqui

“Eu ajudava minha mãe ainda bem novo na cozinha, mas lembro que pizza e alguns doces, eu sempre soube fazer”, lembra. Seu repertório inclui, além das tradicionais sobremesas brasileiras, clássicos como o macaron e a clássica torta francesa ópera.

Chef Baby e a alta gastronomia do Bodega e Pizza, em Candeias

Portugal

No início da década de 1990, José foi tentar a vida na Europa. Morou em Portugal e trabalhou como ajudante de cozinha de um restaurante italiano. Pouco tempo depois, retornou ao Brasil e começou uma série de trabalhos em cozinhas que vão de Boa Viagem a Porto de Galinhas.

“Fazia muitos doces para entrega em restaurantes e jantares para ocasiões especiais, como petit comité. Faço essa parte de confeitaria e pâtisserie com influências de cozinhas internacionais”, explica José, que reúne no seu currículo, não apenas a arte italiana, mas também apresenta as prestigiadas gastronomias alemã e árabe, sem nunca deixar de lado a brasileira.

O Pedrito’s bar e restaurante é patrimônio gastronômico de Candeias

Aromas e sabores naturais com o método de fermentação levain | Foto: André Soares/PorAqui

Candeias

Morador de Candeias há quatro anos, decidiu montar na parte dianteira da casa, uma cozinha e um espaço agradável com um pequeno salão para os clientes. Sua massa fina e fermentada naturalmente, diferente dos outros processos, é ótima para a digestão e possui um aroma especial.

O molho também é confeccionado pelo próprio Azzarini. Tomate, cebola roxa, salsão, mostarda e shoyo, dão o toque final para sentir em Candeias, os traços peculiares, tradicionais e caseiros da cozinha de Azzarini.

As pizzas custam entre R$ 30 e R$ 50, mas as massas são também um ponte alto da casa, que oferece sorrentini,talharim e pappardelle, entre outras.

Azzarini Massas e Pizzas Artesanais

R. Alfredo Régis Lima Mota, 366
Telefone: (81) 3462-3026 | 99678-9176