É da curva do Sesc que é anunciada a chegada ao extremo Sul da cidade do Jaboatão dos Guararapes, o bairro de Candeias. Ponto de referência que determina o fim (ou começo) de Piedade, ao final da avenida Bernardo Vieira de Melo encontramos o último refúgio que a região entende por alta gastronomia, o restaurante Bodega e Pizza.

Comandado há 17 anos pelo Chef Baby, apelido de Juvenal Almeida da Silva, 43 anos, o cardápio aglutina um misto da culinária italiana, mediterrânea e regional com toques de diversas outras nacionalidades, como a cozinha belga e francesa. 

Natural de Feira Nova, município localizado a 77 km da capital pernambucana, Baby não teve uma infância muito diferente das famílias pobres do Agreste. Nascido na “terra da farinha”, no início da sua vida percorreu os mais graves problemas, como fome e falta de moradia.
“Eu vi dois irmãos meus morrerem de fome”, relembra o chef. Mas foi na intimidade forçada com a terra e no trabalho na roça com agricultura que o cozinheiro também encontrou o caminho para a cozinha.
Em 1989, Baby mudou-se para o Recife para trabalhar no restaurante do irmão. Nos primeiros meses foi auxiliar de serviços gerais. Morou nos fundos do local e progressivamente foi aprendendo o “beabá” da cozinha. Aprendeu a cortar, armazenar, manusear a chapa e criar molhos. Daí em diante, apesar dos maus momentos que o assombravam periodicamente, como dormir na rua, o auxiliar de cozinha jamais perdeu a esperança.
Transitou entre pequenos e grandes restaurantes, como o Macunaíma, Picanha do Pablo, Alphaiate, Garrafeira e Porto Ferreiro. Mas foi em Piedade que Baby conseguiu seu primeiro cargo oficial de cozinheiro, na antiga pizzaria Barazzone.

Candeias

Foto: André Soares/PorAqui
 Apaixonado por Candeias desde o tempo que o bairro era conhecido como local de veraneio e de clássicos e renomados restaurantes, como o Candelária, Costa do Sol e Canto da Barra, o chef decidiu assumir o posto dos seus antecessores.
“Candeias era um lugar dormitório. As pessoas saíam de manhã pra trabalhar e voltavam de noite, mas existiam restaurantes de ponta”, recorda. Baby é hoje um dos mais respeitados chefs da cidade do Jaboatão dos Guararapes.
Entre suas principais criações, no cardápio está o Filet à Lagon com molho com vinho tinto reduzido com bacon, cebola, alho, champignon, shoyu e creme de leite fresco, acompanhado de Penne coberto de muçarela e polvilhado de parmesão gratinado.
Apesar da influência de diversas culinárias, Baby utiliza da proximidade com o mar de Candeias para compôr sua cozinha. “Compro sempre que posso peixes da região. Cioba, Tilápia e Pargo são os principais pescados encontrados por aqui”, explica.
A tranquilidade, o clima e a convivência com a praia foram os principais fatores que levaram o cozinheiro a escolher o bairro como moradia: “Candeias pra mim é a lembrança de “um bom começo de vida”, afirma o chef.
Foto: André Soares/PorAqui
Bodega e Pizza
Av. Bernardo Vieira de Melo, 5558
Segunda | 17h – 0h
Terça – domingo | 11h – 0h
Telefone: (81) 34690079/ (81) 3469-6435