Workshops, batalhas e mostras são algumas das atividades que estarão presentes na 4ª edição do festival Rec Danças, que acontece entre os dias 11 e 13 de maio no Ballet Gonzalez, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. A ação é assinada pelo bailarino cubano Luis Ruben Gonzalez, profissional formado pela Escola Nacional de Ballet de Havana.

O encontro, realizado anualmente, pela primeira vez incorpora ao balé clássico, estilos classificados como danças urbanas, que não se limitam ao street dance ou ao popular break, mas viaja por vertentes não tão exploradas, a exemplo do vogue, originado na década de 80, mas popularizado pela cantora Madonna nos anos 1990.

Um bailarino cubano em Piedade

Os workshops lecionados, além do street dance e break, serão de stiletto, jazz funk, waacking/vogue, dancehall, break e montagem coreográfica.

Foto: André Soares/PorAqui

“É a primeira vez que trabalhamos com danças urbanas no festival. Acredito que o bailarino precisa ser versátil e e que leve muita informação no corpo para ser cada vez mais competitivo e melhor”, explica Gonzalez.

O grupo convidado para ministrar as aulas de danças urbanas foi a companhia brasiliense com mais de 20 anos no mercado, Tribo de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo e diretor Wesley Messias. Todos os dias do festival acontecerão aulas no espaço de Piedade e apresentações noturnas no Teatro Barreto Jr., no Pina.

Ensaio do grupo brasiliense | Foto: Thiago Barreto

Batalhas

Diariamente acontecerão batalhas de danças no período da tarde. Os primeiros colocados apresentarão seus respectivos espetáculos na Mostra de Encerramento e conhecerão os bailarinos do grupo Tribo para um intercâmbio de experiências.

As inscrições podem ser feitas através do site da sympla e variam entre R$ 80 e R$ 100.

Programação completa

WORKHOPS 
Sexta Feira (11/05)
Início do evento
10h: Cadastramento
20h: Mostra coreográfica

Sábado (12/05)
09h: Street Jazz – Prof. Wesley Messias
10h: Street Dance Freestyle – Prof. Samuel Paniago
11h: Stiletto/Jazz Funk – Prof. Antonietta Ribeiro (Tots)
12h: Break Dance – Prof. Fabi B-Girl

14h: Jazz Iniciante – Prof. Luciene Munekata
16h: Jazz Intermediário – Prof. Luciene Munekata

16h: Início das batalhas
20h: Mostra coreográfica

Domingo (13/05)
09h: Afro – Prof. Louise Lucena
10h: Dancehall – Prof. Tatiana Araújo
11h: Vogue/waacking – Prof. Diego Lemos
12h: Montagem coreográfica – Prof. Wesley Messias

14h: Jazz Iniciante – Prof. Luciene Munekata
16h: Jazz Intermediário – Prof. Luciene Munekata

16h: Final das batalhas
20h: Encerramento com apresentação do Tribo Cia. de Dança